Gabarito C.
Tive esse entendimento, se eu estiver errada, por favor, corrijam-me:
Entre os paradigmas de resolução de conflitos encontrama-se diferentes perspectivas (epistêmica, de desempenho, narrativa, transformadora, argumental).
A perspectiva narrativa:entende a comunicação como um conjunto de ações simbólicas que adquirem consequência e significado para quem vive nela, a cria ou interpreta. Narração passa a ideia de ações no tempo.
A perspectiva epistêmica:concebe a comunicação e a resolução de conflitos como maneiras de conhecer e de fazer no mundo concreto, considerando símbolos coletivos. Epistemologia passa a ideia de conhecer algo
A perspectiva de desempenho: examina as maneiras como a comunicação possibilita e fortalece formas viáveis de ação, completando a construção de uma realidade prefigurada, sem que se sobrevalorize a ações simbólicas. Desempenho passa a ideia de formas de ação
A perspectiva transformadora:alude a como, mediante atos comunicativos, os sujeitos sociais reconhecem a si mesmos e reconhecem a outros como produtores de conhecimento e de ações, adonando-se (empowerment) de seu próprio poder como dimensão criadora e vendo a comunicação como ações concretas. Transformar passa a ideia de criação, modificar.
A perspectiva argumental:encara um argumento não como objeto, mas como ponto de vista, um conjunto de lentes conceituais ? construídas nos diálogos e nas interações sociais ? que as pessoas utilizam para examinar eventos comunicativos, por meio das representações coletivas. Argumento passa a ideia de defesa de ponto de vista.
Abraços com pão de queijo e chá.
Só pra completar a ideia de manejo de conflitos:
Em primeiro lugar, para o manejo dos conflitos e a mudança nos sistemas humanos se tornar produtiva, faz-se necessário "o abandono da idéia de déficit como foco na resolução de problemas". Em segundo lugar, faz-se necessário garimpar, dentro do núcleo do problema, quatro variáveis potenciais: (1) perspectivas imbricadas; (2) oportunidades imbricadas; (3) esperanças imbricadas; e (4) expectativas imbricadas. Em terceiro lugar, faz-se necessário, dentro do processamento, a restauração dos sujeitos como ativos co-construtores de suas realidades. Em decorrência, vislumbrar um trabalho prospectivo capaz de construir o presente a partir do futuro projetado/desejado.
Autor: Schintman
Perspectiva narrativa: Narração passa a ideia de ações no tempo.
Perspectiva epistêmica: Epistemologia passa a ideia de conhecer algo.
Perspectiva de desempenho: Desempenho passa a ideia de formas de ação.
Perspectiva transformadora: Transformar passa a ideia de criação, modificar.
Perspectiva argumental: Argumento passa a ideia de defesa de ponto de vista.