SóProvas


ID
1784191
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O administrador deve ter a capacidade mental de analisar e diagnosticar as situações complexas. Essa capacidade é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089/

  • Gabarito C


    (CHIAVENATO, 2014) De acordo com Katz, existem 3 habilidades do administrador:
    1) Técnicas: relacionadas ao fazer, trabalho com as "coisas"
    2) Humanas: comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais
    3) Conceituais: facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações.
  • As habilidades conceituais estão relacionada com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução dos problemas. Representam as capacidades cognitivas mais sofisticadas do administrador e que lhe permitem planejar o futuro.

     

    Fonte: UltraSoluçõesEmpresariais

     

  • Segundo Katz, para que o gestor possa atuar eficazmente no processo das suas atividades, existem basicamente três tipos de habilidades necessárias:

    Habilidade Conceitual: envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade organizacional e usar o intelecto para formular estratégias. O gerente deve ter criatividade, saber planejar, ter raciocínio abstrato e entendimento do contexto geral. As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo.

    Habilidade Humana: Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana "[ ... ] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupo de pessoas. Habilidades

    Humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.

    Habilidade Técnica: está relacionada com a atividade específica do gerente e compreende conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas que fazem parte de sua especialidade ou de sua habilidade técnica. Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.


    Habilidade Política: Essa área está relacionada à habilidade de realçar a posição de uma pessoa, de construir a base de poder e de estabelecer conexões certas. As organizações são arenas políticas, em que pessoas competem pelos recursos.

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral))

  • Habilidades Conceituais:

    Diagnóstico de situações e formulação de alternativas para solução de problemas;

    Compreender as várias funções da organização;

    Planejar o futuro, compreender a missão e aproveitar as oportunidades;

    Habilidade mental de diagnosticar as situações complexas.

    Relacionada ao Nível estratégico ou institucional.

  • A questão tratou sobre os três tipos de habilidades defendidos por Katz. O administrador não deve possuir apenas uma dessas habilidades, mas usar uma combinação delas de acordo com o nível da organização em que atua. Chiavenato (2014, pág 9) explica cada habilidade da seguinte maneira:

    • Habilidades técnicas: "envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização".

    Muito importante na execução das atividades no dia a dia e no nível operacional.

    • Habilidades humanas: "estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais."

    As habilidade humanas são as mais importante no nível intermediário (tático) da organização.

    • Habilidades conceituais: "envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações".

    O seu uso é extremamente importante no nível institucional (estratégico) pois envolve planejar, interpretar e tentar perceber oportunidade, ou seja, exige do administrador as suas capacidades cognitivas mais sofisticadas. Lida com cenários complexos.

    A questão quer saber qual o tipo de habilidade que um administrador que lidar com complexidade deve possuir.

    Nessa caso, verificamos que a habilidade requerida é a habilidade conceitual.

    Ressalta-se que as demais alternativas não trazem exemplos de habilidades de administrador, de acordo com a abordagem de Robert Katz.

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA C