-
a)Deflagrada em 1789 com a queda da Bastilha − prisão
parisiense onde se confinava (CONFINAVAM) criminosos e dissidentes
políticos − a Revolução Francesa levou milhares de
condenados à guilhotina.
b)A maré das inovações democráticas na Europa e
nos Estados Unidos chegariam (CHEGARIA) com algum atraso ao
Brasil, mas com efeito igualmente devastador.
c)As ideias revolucionárias do século 18, apesar do
isolamento do país, viajava (VIAJAVAM) na bagagem da pequena
elite brasileira que tivera oportunidade de estudar
em Portugal.
d)No final do século 18, haviam (HAVIA) mudanças profundas
na tecnologia, com a invenção das máquinas a vapor
protagonizadas pelos ingleses.
e)Em 1776, ano da Independência dos Estados
Unidos, havia nove universidades no país, incluindo
a prestigiada Harvard, e chegava a três milhões de
exemplares por ano a circulação de jornais.--GABARITO
-
Por que "...chegava a três milhões..." e não "...chegavam a três milhões..."?
-
Luciana Alencar, o sujeito do verbo "chegar" é "a circulação de jornais".
Colocando na ordem direta: A circulação de jornais chegava a três milhões de exemplares por ano.
-
onde se confinava (CONFINAVAM) criminosos e dissidentes
políticos ... o SE (seria voz passiva sintética? e criminosos sujeito?
-
quanto a letra D- o uso do verbo haver no sentido de Existir, acontecer e ocorrer ele passa a ser impessoal
-
1º ache os verbos
2º ache o sujeito dos verbos. O verbo vai ter que concordar com o sujeito.
a) que é que se confinava?? Criminosos e dissidentes. Sujeito composto e posposto vai para o plural ou concorda com o núcleo mais próximo (criminosoS) > CONFINAVAM
b) que é que chegaria? A maré. A maré CHEGARIA
c) quem é que viajava? As ideias. As ideiaS VIAJAVAM
d) o verbo haver trata-se de uma concordância especial, no sentido de existir, realizar-se, acontecer e fazer, ele é um sujeito inexistente, o que faz com que fique sempre na 3ª pessoa do singular. HAVIA = acontecia
-
A) Deflagrada em 1789 com a queda da Bastilha − prisão parisiense onde se confinava (confinavam) criminosos e dissidentes políticos − a Revolução Francesa levou milhares de condenados à guilhotina. (Concorda com o mais próx.(criminosos) ou vai para o plural)
B) A maré das inovações democráticas na Europa e nos Estados Unidos chegariam (chegaria) com algum atraso ao Brasil, mas com efeito igualmente devastador.
C) As ideias revolucionárias do século 18, apesar do isolamento do país, viajava (viajavam) na bagagem da pequena elite brasileira que tivera oportunidade de estudar em Portugal.
D) No final do século 18, haviam (havia) mudanças profundas na tecnologia, com a invenção das máquinas a vapor protagonizadas pelos ingleses. ( haver=existir , acontercer fica na 3 pessoa do singular)
E) Em 1776, ano da Independência dos Estados Unidos, havia nove universidades no país, incluindo a prestigiada Harvard, e chegava a três milhões de exemplares por ano a circulação de jornais. CORRETA
-
"A circulacao de exemplares chegava a 3 milhoes"
Letra E - Correta.
-
FCC é lasca... =(
-
a) Deflagrada em 1789 com a queda da Bastilha − prisão parisiense onde se confinava criminosos e dissidentes políticos − a Revolução Francesa levou milhares de condenados à guilhotina. CONFINAVAM= concordando com criminosos e dissidentes. O SE é PA logo concorda com o sujeito paciente.
b) A maré das inovações democráticas na Europa e nos Estados Unidos chegariam com algum atraso ao Brasil, mas com efeito igualmente devastador. CHEGARIA = concordando com a maré
c) As ideias revolucionárias do século 18, apesar do isolamento do país, viajava na bagagem da pequena elite brasileira que tivera oportunidade de estudar em Portugal. VIAJAVAM = concordando com as ideias
d) No final do século 18, haviam mudanças profundas na tecnologia, com a invenção das máquinas a vapor protagonizadas pelos ingleses. HAVER = EXISTIR FICA SEMPRE NA 3º P SINGULAR.
e) Em 1776, ano da Independência dos Estados Unidos, havia nove universidades no país, incluindo a prestigiada Harvard, e chegava a três milhões de exemplares por ano a circulação de jornais. CONCORDANDO COM CIRCULAÇÃO.
-
"CHEGAVA A CIRCULAÇÃO..."
"A circulação dos jornais CHEGAVA..."
-
a)Deflagrada em 1789 com a queda da Bastilha − prisão parisiense onde se confinava criminosos e dissidentes políticos − a Revolução Francesa levou milhares de condenados à guilhotina.
ERRADO. O trecho “prisão parisiense onde se confinava criminosos e dissidentes políticos” tem um sujeito posposto, o qual seja, “criminosos e dissidentes políticos”. Logo, o verbo confinava pode ter uma concordância por atração ou gramatical, embora no caso, visto o núcleo mais próximo “criminosos” estar empregado no plural, ele dever se flexionar de qualquer forma no plural – este é o erro da questão.
-
A impressão de vírgula tá saindo muito caro pra FCC.
-
OK.
-
-
a) Errado pois confinava tem que concordar com criminosos e dissidentes políticos que está no plural. Confinavam
Deflagrada em 1789 com a queda da Bastilha − prisão parisiense onde se confinava criminosos e dissidentes políticos − a Revolução Francesa levou milhares de condenados à guilhotina.
b) Errado pois seria CHEGARIA concordando com A MARÉ...
A maré das inovações democráticas na Europa e nos Estados Unidos chegariam com algum atraso ao Brasil, mas com efeito igualmente devastador.
c) ERRADO pois o certo seria VIAJAVAM concordando com As ideias revolucionárias que está no plural.
As ideias revolucionárias do século 18, apesar do isolamento do país, viajava na bagagem da pequena elite brasileira que tivera oportunidade de estudar em Portugal.
d) Errada pois verbo Haver no sentido de Existir fica no singular.
No final do século 18, haviam mudanças profundas na tecnologia, com a invenção das máquinas a vapor protagonizadas pelos ingleses.
e) Correta
Em 1776, ano da Independência dos Estados Unidos, havia nove universidades no país, incluindo a prestigiada Harvard, e chegava a três milhões de exemplares por ano a circulação de jornais.
-
acertei a questão, porque lembrei que o verbo HAVER no sentido de existir é impessoal, ou seja, não varia. Correta E.
-
d) verbo HAVER no sentido de existir é impessoal, ou seja, não varia.
e) correta, pois HAVER (no sentido de existir) está no singular.
-
d) verbo HAVER no sentido de existir é impessoal, ou seja, não varia.
e) correta, pois HAVER (no sentido de existir) está no singular.