SóProvas


ID
1808518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de ações culturais e educativas e da difusão nos arquivos permanentes, julgue o próximo item.

A aproximação estudante-documento pode ser abordada por meio de dois ângulos: o contato direto do estudante com as fontes primárias e a seleção de documentos para o ensino de história.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    Questão retirada do livro da Bellotto, Arquivos permanentes: tratamento documental, página 234.

  • Um exemplo: Os estudantes podem pegar tanto aqueles documentos que estão ''ali na frente'', que são mais facéis digamos assim de conseguir informações (arquivos correntes, a questão chama de fonte primária), quanto os documentos que geralmente estão mais escondidos na repartição. (valor histórico a questão chama de documentos para ensino de história).
     

  • A aproximação estudante-documento pode ser abordada por meio de dois ângulos: o contato direto do estudante com as fontes primárias ( ARQUIVO CORRENTE ) e a seleção de documentos para o ensino de história (ARQUIVO PERMANENTE).

  • Não tem uma parada que só os documentos do arquivo permantente são acessíveis à sociedade?

  • Nos ensina a prof. dr. Heloísa Liberalli Bellotto, em sua obra Arquivos Permanentes: tratamento documental, que a aproximação estudante-documento pode ser abordada por meio de dois ângulos: o contato direto do estudante com as fontes primárias e a seleção de documentos para o ensino de história, dentro dos conteúdos programáticos escolares.

    Gabarito do professor: Certo
  • A questão fala sobre ações culturais e educativas e difusão nos arquivos permanentes. Talvez, esse "fontes primárias" não seja uma referência a valor primário (aquivo corrente e intermediário de uso administrativo). 

  • Para quem não tem o livro da Bellotto... Essa questão foi praticamente um copia e cola.

    "A aproximação estudante-documento pode ser abordada por dois ângulos: o contato direto do aluno com as fontes primárias e a possibilidade de selecionar documentos para o ensino da história, dentro dos conteúdos programáticos escolares."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes