SóProvas


ID
1809847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a andragogia, julgue o item a seguir.

Um dos princípios da educação de adultos é utilizar a experiência e a vivência do aluno como recurso à aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • A Andragogia possui seis princípios fundamentais que ajudam a compreendê-la e aplicá-la melhor. Veja:

    Necessidade de saber: Os adultos precisam saber qual a necessidade de aprender e o que eles ganharão no decorrer do processo de aprendizagem.

    Autoconceito do aprendiz: Os adultos são  responsáveis por suas vidas e decisões, portanto precisam ser encarados e tratados como indivíduos capazes de se fazer suas próprias escolhas.

    Papel das experiências: Os adultos possuem experiências prévias e justamente essas experiências são a base do aprendizado.

    Prontidão para aprender: Os adultos ficam mais dispostos a aprender quando o conteúdo  parece ser útil em seu dia a dia, ou seja, quando o conhecimento tem a finalidade de ajudá-los a enfrentar os desafios cotidianos.

    Orientação para aprendizagem: Os adultos aprendem melhor quando a aprendizagem é orientada para os fatos, aplicabilidade e resultados.

    Motivação: Os adultos respondem bem quando fatores motivacionais entram em cena, como por exemplo, a satisfação, qualidade de vida, autoestima e afins.

    http://veler.com.br/blog/andragogia-o-que-e-e-qual-sua-importancia-para-aprendizagem-corporativa/

  • O papel das experiências dos aprendizes: os adultos se envolvem em uma atividade educacional com grande número de experiências, mas diferentes em qualidade daquelas da juventude. Por terem vivido mais tempo, eles acumulam mais experiência que na juventude, mas também experiências de diferentes tipos. Essa diferença em quantidade e qualidade tem várias consequências na educação do adulto.

  • andragogia

  • Paulo Freire e David Ausubel já diziam isso!