SóProvas


ID
1810027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional e ao planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Na análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de uma organização, o ambiente interno fornece informações para que sejam estabelecidas as ameaças e as oportunidades ao negócio.

Alternativas
Comentários
  • Para que sejam estabelecidas as forças e as fraquezas!

  • Oportunidades e ameaças estão relacionadas com o ambiente externo da organização.


  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

  • ERRADO 

     

    SWOT

    AMBIENTE EXTERNO: OPORTUNIDADES|AMEAÇAS

    AMBIENTE INTERNO: FORÇAS (PONTO FORTE) |FRAQUEZAS (PONTO FRACO)

  • Na análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de uma organização, o ambiente interno (externo) fornece informações para que sejam estabelecidas as ameaças e as oportunidades ao negócio.

    ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral)

    Combinações:

    - Oportunidades + forças = Alavancagem

    - Ameaças + fraquezas = Problemas

    - Ameaças + forças = Vulnerabilidade

    - Oportunidades + fraquezas = Limitação/Restrição

    Estratégias:

    - Oportunidades + forças = estratégia de desenvolvimento 

    - Ameaças + fraquezas = estratégia de sobrevivência

    - Ameaças + forças = estratégia de manutenção

    - Oportunidades + fraquezas = estratégia de crescimento

  • errada

    ameaças e oportunidades são percebidas no ambiente externo

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise SWOT, acrônimo dos termos em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), consiste em verificar a situação de aspectos internos e de aspectos externos para tomada de decisões, formulação de estratégias e priorização das ações.

    No âmbito interno, encontramos os pontos fortes e fracos, ambos sob controle direto da organização e, portanto, podem ser configurados e aprimorados. Os pontos fortes referem-se às habilidades, competências, recursos e fatores situacionais positivos. Os pontos fracos dizem respeito às limitações internas, carências e dificuldades que podem impactar negativamente o desempenho organizacional.

    No âmbito externo, temos as oportunidades e as ameaças, ambas sob controle do mercado e de questões mais abrangentes, como a política e economia do país. As oportunidades são fatores ou tendências favoráveis que podem ser aproveitados pela organização (como o aquecimento da economia para aumentar as vendas). Já as ameaças são aspectos ou tendências externas desvantajosas, que podem prejudicar a subsistência, frear o crescimento ou levar a organização a adotar novos caminhos de atuação (como a entrada de um concorrente de peso no mercado).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. Na análise SWOT, o ambiente externo (e não o interno) fornece informações para que sejam identificadas as ameaças e as oportunidades ao negócio.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.