-
Letra B. A inicialização ocorre com a leitura das informações no setor de boot. Se o sistema operacional não consegue ler as informações ali presente, pode ser que o computador esteja infectado com um vírus de setor de boot.
-
Os vírus de boot foram um dos primeiros a surgirem no mundo. Surgiram nos antigos 'disquetes' e ocupavam cerca de 1k ou menos. Quando o sistema é inicializado, o vírus assume o controle do micro,toma conta da memória e infecciona o MBR do disco rígido.
-
Honeypot (tradução livre para o português, Pote de Mel) é uma ferramenta que tem a função de propositalmente simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor. É um espécie de armadilha para invasores. O HoneyPot, não oferece nenhum tipo de proteção.
Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Honeypot
-
Todos os discos e disquetes possuem uma área de inicialização reservada para informações relacionadas à formatação do disco, dos diretórios e dos arquivos nele armazenados (registro mestre do Sistema, o Master Boot Record - MBR dos discos rígidos ou a área de boot dos disquetes - Boot Sector).
-
E o famoso rootkit.
-
Rootkit é para acesso remoto com escalonamento de privilégios e controle sem o consentimento do usuário. Através dele, você pode instalar um software de controle do Boot, o que não significa que esta seja a principal característica do Rootkit.
O ato de instalar um software de setor de boot em um equipamento que está afastado do usuário(ex: Notebook em cima da mesa) é conhecido como "Evil Maid Attack" - https://www.youtube.com/watch?v=0uRxRIJc8zU
Bruce Schneier - https://www.schneier.com/blog/archives/2009/10/evil_maid_attac.html
- http://searchsecurity.techtarget.com/definition/evil-maid-attack
-
Vírus de Boot: Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos (são vírus bem antigos, rs). Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.
Victor Dalton
-
Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática
Letra B. A inicialização ocorre com a leitura das informações no setor de boot. Se o sistema operacional não consegue ler as informações ali presente, pode ser que o computador esteja infectado com um vírus de setor de boot.
-
GABARITO B
Vírus de Boot - Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.
Bons estudos.
-
Boot
Os vírus de boot infectam os arquivos de inicialização dos disquetes e discos rígidos dos computadores. Eles costumam ter alto poder de destruição, impedindo que o usuário acesse o computador.
~ Não confundir com BOT ou BOTNET ~
Bots maliciosos são definidos como um malware autopropagador, que infecta seu host e se conecta de volta a um servidor central. O servidor funciona como um "centro de controle e comando" para um botnet ou uma rede de computadores ou dispositivos semelhantes comprometidos. Os bots maliciosos têm a habilidade de se autopropagar como um worm.
https://br.norton.com/internetsecurity-malware-what-are-bots.html
GABARITO: B.
-
BOOT - Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.