SóProvas


ID
1836337
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quem inventou o aplauso?
Yuri Vasconcelos
  Ninguém sabe ao certo. De acordo com uma das teorias mais bizarras, ele teria surgido entre os homens das cavernas como forma de comemorar caçadas bem -sucedidas. A princípio, nossos antepassados celebrariam o banquete dando cabeçadas uns nos outros, até que, finalmente, algum sujeito cansado dos galos na cabeça sugeriu a troca da dolorosa celebração. A versão mais plausível, contudo, aponta que o surgimento do aplauso, ocorrido há cerca de 3 mil anos, teria conotação religiosa: seria o instrumento usado por membros de tribos pagãs para chamar a atenção dos deuses nos rituais. Mais tarde, na Grécia antiga, a plateia de espetáculos teatrais passou a usar as palmas para invocar os espíritos protetores das artes. Já no Império Romano, o gesto começou a ser utilizado também como sinal de aprovação a autoridades que faziam aparições públicas. Por volta do século 18, os franceses inventaram a claque teatral: grupo de pessoas previamente contratadas por um artista espertalhão para aplaudir seu espetáculo. Se vivesse nessa época, o jovem americano Kent French teria emprego garantido: ele é dono do recorde mundial de bater palmas, com nada menos que 721 batidas por minuto – uma média de 12 por segundo. Mas nem sempre um aplauso é sinônimo de elogio. Com o tempo, as palmas ganharam significados bem variados. 

(Mundo Estranho – jan. 2009.) 

Qual das alternativas abaixo pode substituir a palavra “contudo”, no trecho abaixo, mantendo o sentido original?


“A versão mais plausível, contudo, aponta que o surgimento do aplauso, ocorrido há cerca de 3 mil anos, teria conotação religiosa”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

     

    Orações Adversativas

     

     Exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior, estabelecendo contraste ou compensação. "Mas" é a conjunção adversativa típica. Além dela, empregam-se:  porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante. Introduzem as orações coordenadas sindéticas adversativas.

  • Conjunções adversativas: mas, porém, contudo, entretanto, todavia etc.

  • PONTOS QUE ACHO INTERESSANTE SEREM FRISADOS:

    a)Portanto

    Trata-se de conjunção coordenativa conclusiva, dedutiva, podendo ser substituída por LOGO, ENTÃO, POR CONSEGUINTE, POIS (colocada depois do verbo). (DESTARTE e DESSARTE: fechando uma ideia), ASSIM, POR CONTA DISSO...

    c)Todavia

    Conjunções coordenativas ADVERSATIVAS: Contrariedade, oposição, ressalva // As conjunções adversativas exprimem contraste, oposição, ressalva, compensação.: MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO, NO ENTANTO, NÃO OBSTANTE. Além delas, há outras palavras que, em determinado contexto, passam a valor adversativo e podem iniciar este tipo de oração, tais como senão, ao passo que, antes (=pelo contrário), já, não obstante, apesar disso, em todo caso. Há uma diversidade de vocábulos que transmitem o valor adversativo; por isso é importante entender a oposição e não apenas memorizar as conjunções.

    EX: Ela foi ao cinema, contudo não se divertiu.

    Com base no que foi visto nas enumerações com vírgulas internas, pode-se substituir a vírgula que separa as orações adversativas por ponto e vírgula, quando há divisão interna. Veja:

    EX: Há muito serviço; ninguém, porém, trabalhava.

    EX: Há muito serviço; ninguém trabalhava, porém.

    Qualquer erro, por favor, mandar mensagem.

    Espero ter ajudado!

  • gab c

  • MAS-PORÉM-CONTUDO-TODAVIA-ENTRETANTO-NO ENTANTO==ADVERSATIVA

     

    CUIDADO COM O COVID-19

  • Professor Girafales ajudando na resposta rs

  • Gab c

    Conjunção adversativa.

    Lembre-se de TOMENOCOPO

    TOdavia

    Mas

    Entretanto

    NO entanto

    COntudo

    POrém

  • ( todavia) = conjunção adversativa