-
Com a exceção da letra D, todas as alternativas são causas para o aumento considerável do lixo. A falta de locais de depósito do lixo é uma consequência.
-
A pergunta é "de acordo com o texto", o texto não fala de mudança no processo produtivo. Isso é inferência, acredito que a letra A também poderia ser a resposta.
-
Essa questão é tipica da FGV eu estava em duvida entre a "C" e "D" porem a falte de deposito de lixo é a consequência da produção e do consumo. gabarito letra" D "
-
Se a consequência é o aumento do volume e da diversidade dos resíduos nas áreas urbanas, uma das causas é porque falta o local para depositar o lixo! Para mim, não tem resposta!!
-
Gabarito D! Não é causa e sim consequência !
-
Mas ele pede uma que NÃO seja causa... esse gabarito ta errado...
-
Para mim, a resposta correta é letra A
-
Poderia ser anulada, está muito imprecisa...
-
Muito imprecisa não deixa claro ao leitor a verdadeira resposta.
-
A alternativa assinalada como o gabarito fala na FALTA, ausência de depósitos de lixo. Esse dado está incorreto, pois o texto diz que há ESCASSEZ desses depósitos e não a falta deles. Por isso a alternativa D está incorreta.
Bons estudos!
-
O aumento considerável de resíduos não guarda relação com a falta de locais para deposita-los, pois mesmo que houvessem locais para isso o aumento de lixo urbano seguiria aumentando por conta das outras quatro opções.
-
As alternativas a,b,d,e são causas (motivos) do aumento de volume e densidade dos resíduos. Diante de todo este excesso, há uma consequência: a falta de local para descartar tanto lixo produzido (letra d).
-
A pergunta é "de acordo com o texto", o texto não fala de mudança no processo produtivo. Isso é inferência, acredito que a letra A também poderia ser a resposta.
-
Alexandre, mas ele pede uma alternativa que NÃO é causa ¬¬
-
De acordo com o texto (o que está no texto):
-Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos EXISTENTES nas áreas periféricas. (O que está no texto!)
-A FALTA de locais de depósito do lixo ( Isso não está no texto!)
resposta: D
-
Ele pede o que não é a causa daquele trecho. Somente daquele TRECHO!!
-
Alguém mais tá tendo dificuldades em acessar os videos ? tanto das explicações dos professores quanto os das videoaulas ?
-
A falta de locais de depósito de lixo se dá em razão do aumento da população urbana: "o crescimento acelerado das modernas
metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo
se tornassem escassas", ou seja, não foi a causa do aumento do volume de resíduos, como pede a questão. Resposta no texto. Correta: LETRA D
-
Questão tronxa viu
-
Ao analisar a questão fui utilizando o "por causa".
"O volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas aumentaram consideravelmente" é a consequência.
Isso se deu POR CAUSA das mudanças introduzidas no processo produtivo? Sim. A partir da Revolução Industrial as fábricas começaram a produzir em larga escala, ou seja, houve uma mudança.
Foi POR CAUSA da produção de objetos de consumo em larga escala? Sim. As pessoas estão consumindo mais e consequentemente descartando com maior facilidade.
Foi POR CAUSA do crescimento acelerado dos espaços urbanos? Sim. Nessas áreas há maior concentração de pessoas utilizando e se desfazendo dos objetos.
Foi POR CAUSA da falta de locais de depósito do lixo? NÃO. A falta de locais de depósito de lixo não interfere nada no aumento dos resíduos, mas sim na poluição do ar, água, etc.
Foi POR CAUSA da introdução de novas embalagens no mercado? Sim. As embalagens descartáveis contribuíram para o aumento de resíduos.
-
A falta de locais de depósito do lixo: isso não causa lixo, mas sim uma consequência.
Todas as outras são processos que produzem lixo.
-
d)
A falta de locais de depósito do lixo. -> consequencia
-
Essa questão se erra por falta de atenção principalmente.
-
.Existe espaço mas ele é escasso, entendi assim , letra D
-
A alternativa correta é a letra d, porque é uma consequência e não uma causa.
-
Para mim tinha que ser anulados, pois
"O crescimento acelerado dos espaços urbanos." é causa da "A falta de locais de depósito do lixo". mas não da afirmativa no
enunciado, assim como " A falta de locais de depósito do lixo. " não é causa da afirmativa.
Logo teriamos duas alternativas corretas.
-
Complementando com o que os colegas já afirmaram, daria pra resolver a questão também com o seguinte raciocínio: o comando da questão fala no que causa o aumento do VOLUME e da DIVERSIDADE de resíduos e tudo mais, assim teríamos:
a) As mudanças introduzidas no processo produtivo. (alteram tanto o volume quanto a diversidade de resíduos)
b) A produção de objetos de consumo em larga escala. (aumenta o volume de resíduos)
c) O crescimento acelerado dos espaços urbanos. (aumenta o volume)
d) A falta de locais de depósito do lixo. (não altera a quantidade nem a diversidade dos resíduos, simplemente estes não terão um fim correto)
e) A introdução de novas embalagens no mercado. (aumenta a variedade de residuos)
Dessarte, a alternativa "d" nao reponde ao comando da questão, o que também se extrai do texto. Espero ter ajudado.
Força guerreiros!!
-
A falta de locais para depósito de lixo é uma consequência não uma causa.
-
* ALTERNATIVA CORRETA: "d".
---
* OBSERVAÇÃO: Vocês estão olhando a questão do modo errado, pois o fato de não haver locais para depósito do lixo (alternativa "d") TAMBÉM CONTRIBUI para "o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas aumentaram consideravelmente". É só pensar: moro na cidade e tenho lixo para depósitar. Não há depósito, o lixo vai para onde?
---
RACIOCÍNIO CORRETO/JUSTIFICATIVA
1º obs.) De acordo com o texto: "[...] fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem "escassas". [O adjetivo escasso tem a sua origem no latim excarpsus, palavra usada para indicar algo em pouca quantidade].
2º obs.) De acordo com a alternativa "d": "A falta de locais de depósito do lixo". [falta = não tem!!!]
---
CONCLUSÃO: Dizer que há poucos depósitos de lixo (conforme texto) é uma coisa; dizer que não há (como na alternativa) é outra bem diferente.
---
Até a próxima!
-
Eu aprendi que COMPREENSÃO TEXTUAL, ou seja, "De acordo com o texto", devemos buscar o que realmente consta no texto. Se a questão pede a assertiva que não consta no texto, essa assertiva seria o gabarito (a).
Concordo que o gabarito (d) seja uma consequência, mas essa consequencia vem em virtude do aumento de produção de lixos descartáveis.
Questão complicada!
-
Achei o gab c mais correto, por nao ter nada haver com o fragmento apresentado. FGV acha que elaborar uma prova ambígua é justa, mas esta enganada !
-
A falta de locais de depósito do lixo é consequência do crescimento acelerado dos espaços urbanos.
início do 2ª parágrafo
"Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das modernas metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas... "
-
A letra D é uma CONSEQUÊNCIA , não uma causa.
Bons estudos pessoal ;D.
-
" jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas. "
os depósitos existem, o que não existe é a coleta seletiva.
-
"A falta de locais de depósito do lixo." é uma consequencia de "o crescimento acelerado das modernas metrópoles".
Todas as outras alternativas são causas que irão levar a uma determinada consequencia.
A FGV adora questões de causa e consequencia, dominar essa relação lógica é essencial.
-
Alternativa D
a causa
As mudanças introduzidas no processo produtivo.
b causa
A produção de objetos de consumo em larga escala.
c causa
O crescimento acelerado dos espaços urbanos.
d consequencia
A falta de locais de depósito do lixo.
e causa
A introdução de novas embalagens no mercado.
-
"...o crescimento acelerado das modernas metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas.
Respondi desta forma: se se tornou escasso, é porque há poucos lugares disponíveis e não que não há nenhum como afirma a letra d. Pois quando se diz que falta é porque não há.
Gabarito: d
-
Eu nunca sei o que FGV pede, quando ela falou "de acordo com o texto", pensei que deveria vir explícito nele, seria o caso do de uma questão de compreensão e não de interpretação.
-
boa tarde. Você saberia dizer como o vertical se enquadra nesse definição? Realmente pra mim não faz sentido algum o conceito com a definição. Quem sou eu pra questionar a literatura, mas queria entender essa joça kkk, valeuu
-
boa tarde. Você saberia dizer como o vertical se enquadra nesse definição? Realmente pra mim não faz sentido algum o conceito com a definição. Quem sou eu pra questionar a literatura, mas queria entender essa joça kkk, valeuu
-
" o crescimento acelerado das modernas metrópoles (causa) fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. (consequência) "
-