SóProvas


ID
1864606
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à teoria da formação de grupos de Will Schutz, analise as afirmativas a seguir.

I. As dimensões comportamentais que regem o desenvolvimento de grupos são inclusão, controle e abertura.

II. Os comportamentos ultrassocial ou subsocial são duas manifestações da dimensão afeto.

III. A dimensão afeto antecede as demais, determinando as bases para a formação do grupo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Shutz (1974), os grupos têm três necessidades básicas: inclusão, controle e afeição.
    Inclusão: Fase inicial; exploração do terreno; necessidade de aceitação e afeição.
    Controle: Depois da inclusão; jogos de poder; choque de liderança.
    Afeição: Trocas afetivas; comunicação verbal e não verbal; reconhecimento de diferenças.

    Fonte: Gestão de Pessoas - Andreia Ribas

    O conceito Afeição foi substituído por Abertura de alguma forma pela Banca. 

  • Achei esse arquivo bem completo para essa questão: https://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/arquivos/anexos/algi_-_geff_-_grupos_na_empresas_familiares.pdf

  • Daniele, obrigado pela dica.

     

    Porém, o conteudo distorce do item I, pois as dimensões mencionadas são: inclusão, controle e afeto. (afeto é o mesmo que abertura?)

    Gabarito a)??

  • Especialmente grata a Lorena e Daniele, eu estava sem fonte nesse assunto!

     

  • Alguém sabe quais os erros da assertiva II ?

  • A II está errada porque não é de Afeto e sim de Inclusão.

    Inclusão: Significa a necessidade de ser considerado pelos outros; ser importante; ser identificado/diferenciado dos demais. É o desejo de pertencimento a um grupo. A inclusão pode-se manifestar de três formas:

    • Subsocial = tendência à introversão e ao retraimento, manifestando certa autossuficiência, com receio de ser ignorado, não ser compreendido, e não ser valorizado.

    • Supersocial = tendência à extroversão, procurando chamar a atenção para si, sempre procurando companhia por não suportar ficar sozinho. Seu sentimento é semelhante ao subsocial, porém o comportamento manifesto é de agir como ultrassocial. 

    • Social = inclusão bem resolvida, sentindo-se bem com ou sem os outros. É capaz de ser um participante de destaque ou passar despercebido sem se sentir inquieto. Tem consciência do seu valor e de sua importância. 

  • Schutz  e  sua teoria das “necessidades interpessoais”. Com este conceito Schutz pretende especificar o seguinte: os menbros de um grupo não consentem em integrar-se senão a partir do momento em que certas necessidades são fundamentais porque todo ser humano, que se reúne em um grupo qualquer, as experimenta ainda que em graus diversos. Por outro lado, estas necessidades, segundo ele, são interpessoais no sentido de que somente em grupo e pelo grupo elas podem ser satisfeitas adequadamente.
    Schutz identificou três necessidades interpessoais. Estas: a necessidade de inclusão, a necessidade de controle e a necessidade de afeição.

    * Necessidade de inclusão
     como a necessidade que experimenta todo membro novo de um grupo em se perceber e em se sentir aceito, integrado, valorizado totalmente por aqueles aos quais se junta.
    * Necessidade de controle consiste, para cada membro, em se definir para si mesmo suas próprias responsabilidades no grupo e também as de cada um que com ele forma o grupo. È a necessidade que experimenta cada novo membro de se sentir totalmente responsável por aquilo que constitui o grupo: suas estruturas, suas atividades, seus objetivos, seu crescimento, seus progressos.
    *Necessidade de afeição é o secreto desejo de todo individuo em grupo de ser percebido como insubstituível no grupo: cada um procura recolher sinais concludentes ou convergentes de que os outros membros não poderiam imaginar o grupo sem ele.

    FONTE:COMUNICAÇAO HUMANA E RELAÇOES INTERPESSOAIS
    por:Cássia, Neto, Hohana e Vanessa.

  • Sobre I: Abertura. Correto, pois pode ser Afeto ou Abertura. A banca optou pela segunda nomenclatura. A lógica é que resolvidos os problemas de controle, os membros começem  a expressar e a buscar integração emocional trabalhando o afeto, a abertura de um "novo comportamento" . Caso não, a empresa como um todo nunca vai avançar  no quesito Comportamento Organizacional.

  • A primeira assertiva está correta.

    De acordo com Schutz (1979), as pessoas interagem nos grupos para satisfazer certas necessidades. De acordo com o autor, os indivíduos apresentam 03 necessidades básicas que regem o desenvolvimento dos grupos (nessa ordem):

    inclusão, controle e afeição (abertura).

    A segunda assertiva está errada.

    Os comportamentos ultrassocial ou subsocial são duas manifestações da dimensão inclusão.

    A terceira assertiva está errada.

    A dimensão afeto é a última necessidade. A ordem é: inclusão, controle e afeição (afeto).

    Fonte: Estratégia

  • De acordo com Schutz (1979), as pessoas interagem nos grupos para satisfazer certas necessidades. De acordo com o autor, os indivíduos apresentam 3 necessidades básicas que regem o desenvolvimento dos grupos (nessa ordem): inclusão (Subsocial, Social e Supersocial ou Ultrassocial) , controle (Abdicrata, Democrata e Autocrata) e afeição (Subpessoal, Pessoal e Superpessoal).