SóProvas


ID
1874326
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Que ferramenta de Organização de Sistemas e Métodos (OSM) permite à gestão tornar a visão da distribuição das tarefas entre os setores e pontuar a ordem em que as atividades devem ser executadas, viabilizando processos mais ágeis e eficientes?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:  RENNÓ (2013) = O fluxograma é a principal ferramenta de mapeamento e desenho de processos. A ferramenta consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo.
    Assim, essa é a ferramenta utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos. Dessa forma, ele é utilizado para descrever, de modo gráfico, um processo através do uso de símbolos e linhas. Com ele fica mais fácil visualizar e conhecer melhor um processo, de forma que possamos propor melhorias e mudanças. O objetivo, portanto, da utilização dessa ferramenta é simplificar o trabalho de mapeamento e facilitar o entendimento de como os processos de trabalho funcionam.

  • O fluxograma também conhecido como diagrama de fluxo, é a mostra visual de um passo a passo de ações que envolvem um determinado processo. Isto é, um fluxograma consiste em representar graficamente, situações, fatos, movimentos e relações de todo tipo a partir de símbolos.

     

    Gabarito A

  • A ferramenta de organizacao de sistemas e metodo OSM permite a gestao tornar a visao da distribuicao das tarefas entre os setores e pontuar  a ordem em que as atividades devem ser executadas.O processo mais eficiente e o Fluxograma.

  • FUNCIONOGRAMA

    1.Conceito: é um gráfico de organização que tem por objetivo demonstrar detalhadamente as principais atividades desempenhadas em cada órgão do organograma.

    É como se pudéssemos abrir cada um dos órgãos representados no organograma, visualizando como estão compostos em termos de colaboradores e quais atividades são desenvolvidas em cada um deles. Portanto, é um gráfico derivativo do organograma – não há funcionograma se não existir organograma.

    2.Objetivo:Detalhar e demonstrar as atividades desenvolvidas em cada órgão da empresa;

    3.Utilidade: o funcionograma possibilita:

    a). a visualização da organização/estruturação interna de cada órgão;

    b).a especificação das atividades/tarefas desempenhadas e melhor entendimento do trabalho total;

    c). a eqüitativa distribuição do trabalho, através da análise da relação atividade e no. de pessoas envolvidas;

    d). a padronização de atividades e seqüência e fluxos;

    e). a análise do ambiente de trabalho;

    d). maior facilidade no uso de métodos de análise-avaliação de desempenho individual e do grupo;

    e). maior facilidade de emprego e entendimento de processos de ascensão / promoção funcional;

    f). clareza ao colaborador, de onde ele está e de onde pode chegar dentro da própria empresa;

    g). o conhecimento por parte do colaborador, de que trabalhos e atividades são desenvolvidas nos demais órgãos da empresa.

  • Organograma (PT) ou Organigama (BR) é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Ou seja, é a representação gráfica clássica de uma estrutura organizacional.

    Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.

    Os órgãos são unidades administrativas com funções bem definidas. Exemplos de órgãos: Tesouraria, Departamento de Compras, Portaria, Biblioteca, Setor de Produção, Gerência Administrativa, Diretoria Técnica, Secretaria, etc. Os órgãos possuem um responsável, cujo cargo pode ser chefe, supervisor, gerente, coordenador, diretor, secretário, governador, presidente, etc. Normalmente tem colaboradores (funcionários) e espaço físico definido.

    Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam a hierarquia existente entre eles. Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas ferramentas de gestão administrativa. A alternativa correta deve apresentar a ferramenta que permite à gestão tornar a visão da distribuição das tarefas entre os setores e pontuar a ordem em que as atividades devem ser executadas, viabilizando processos mais ágeis e eficientes.

    A - correta. Para Lacombe, Fluxogramas são gráficos que representam o fluxo ou sequência de procedimentos e rotinas.

    Vantagens dos fluxogramas:

    • Facilitam a análise do trabalho e a sua simplificação; e
    • permitem compreender melhor a rotina.

    B - incorreta. Organograma é o gráfico que representa a organização formal configurada na estrutura, seus diversos órgãos com suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, linhas de autoridade, vinculação e subordinação. O gráfico que vemos no início da questão é um exemplo de organograma.

    C - incorreta. Funcionograma é similar a um organograma, a diferença é que detalha apenas as atividades que compõem uma função ou um órgão do organograma. Se o organograma dá uma visão ampla da organização, o funcionograma dá uma visão ampliada do órgão do organograma. Notamos aqui que para que exista funcionograma, é preciso que exista, previamente, um organograma.

    D - incorreta. Lotacionograma é um gráfico utilizado para apresentar uma visão clara de como os recursos humanos estão dispostos, ou lotados.

    Tendo visto as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    LACOMBE, F.; HEILBORN, G. Administração: princípios e tendências. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

    MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador, 2016.