SóProvas


ID
1880839
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à dinâmica das organizações, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O empowerment surgiu como método do estilo de liderança “laissez faire”.

( ) A desmotivação pode ser revertida pela oferta de estímulos motivacionais.

( ) O carisma é um elemento que pode estar dissociado da liderança.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Solicitei revisão de gabarito. Só FGV para considerar os conceitos acima como corretos e absolutos. 

     

    O empowerment, ou “empoderamento”, é o processo de fortalecimento do papel das pessoas e das equipes dentro de uma organização. Desse modo, busca-se ampliar as responsabilidades e autoridades para que os profissionais possam tomar suas decisões e agir.15

    Motivação
    De acordo com Daft,1 a motivação é relativa às forças internas ou externas que fazem uma pessoa se entusiasmar e persistir na busca de um objetivo! Como a motivação afeta a produtividade, a organização deve canalizar a motivação para os objetivos organizacionais.
    Dessa forma, Robbins2 diz que, no ambiente organizacional, a motivação é a vontade de exercer altos níveis de esforço para alcançar os objetivos organizacionais.
    Entretanto, a dificuldade existe no fato de que as pessoas são muito diferentes umas das outras. O que pode motivar uma pessoa pode não motivar outras. Existe uma diversidade de teorias motivacionais,3 mas em geral os autores abordam dois tipos de fatores, os extrínsecos (de fora da pessoa) e os intrínsecos (de dentro da pessoa). 

     

  • Eu fiquei com dúvidas na segunda acertiva (A desmotivação pode ser revertida pela oferta de estímulos motivacionais.

    Alguém saberia falar sobre isso, porque ela está errada?

    Obrigada.

    "Laissez-faire é hoje expressão-símbolo do liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência, apenas com regulamentos suficientes para proteger os direitos de propriedade." Wikipédia, a enciclopédia livre

    Em português significa “deixem fazer, deixem passar, o mundo vai por si mesmo”, representa um princípio defendido pelos economistas mais liberais e que defende que o Estado deve interferir o menos possível na actividade económica e deixar que os mecanismos de mercado funcionem livremente. 

    http://knoow.net/cienceconempr/economia/laissez-faire/

     

  • Tô achando que o item II a FGV levou El consideração a teoria do Hezberg, ele mesmo diz que o oposto de satisfação NÃO é insatisfação, mas sim não insatisfação . Logo, se alguém está desmotivado o contrário disso não é a motivação  mas sim a REDUÇÃO DA DESMOTIVAÇÃO. Só que, para isso, é bom levar um oráculo ou bola de cristal para fazer essas provas. 

  • Pra quem não assinante gab letra e

  • Para a alternativa dois, é como se ele dissesse que estímulos motivacionais são capazes de transformar insatisfação em satisfação. Na verdade, o oposto de insatisfação é a não insaisfação, de acordo com Herzberg. Acho que é isso, mas tenho ainda minhas dúvidas sobre essa questão. 

  • A desmotivação pode ser revertida pela oferta de estímulos motivacionais.

    um estímulo motivacional (relacionados ao conteúdo do cargo (Herzberg), ex: reconhecimento) não PODE reverter a demotivação?

  • ( ) A desmotivação pode ser revertida pela oferta de estímulos motivacionais.

    Teoria dos dois fatores

    - Fatores higiênicos: evitam insatisfação se ótimos e provocam insatisfação se precários.

    (estes estão localizados no ambiente, como as condições de trabalho, salário, chefia, clima organizaciona. Estão fora do controle do sujeito. Extrínseco.)

    - Fatores motivacionais: geram satisfação se ótimos e evitam satisfação se precários.

    (relacionado ao cargo ocupado, como seu crescimento individual, autorealização, reconhecimento profissional. Estão sob controle do individuo. Intrinseco.)

     

    Portanto, a resposta estaria correta se falasse em melhora dos fatores higiênicos.

    Eu errei pensando no senso comum, e acreditando não estar se referindo a essa teoria por não usar a mesma linguagem.

  • Herzberg fala que o oposto da insatisfação não é satisfação e sim a não insatisfação, de modo que estímulos motivacionais não geram indivíduos, necessariamente, motivados, podendo simplesmente gerar indivíduos não desmotivados. O item 2 fala que "A desmotivação pode ser revertida pela oferta de estímulos motivacionais". O problema está no termo PODE, o que confere à questão um tom de subjetividade, ou seja, os estímulos motivacionais podem reverter a desmotivação, o que não quer dizer que esses tais estímulos reverterão, de fato, a desmotivação. Sendo assim a questão deveria ser considerada verdadeira.

  • Administração pior matéria para estudar para concurso! Tudo depende... Surtando....Desabafo! ;(

  • Como alguns colegas já citaram, a única lógica para assimilar o gabarito seria lembrar que oposto da insatisfação (desmotivação) é a não insatisfação e, por isso, não adiantaria nada motivar (satisfação).

    Essa é uma dedução. O item não foi claro o suficiente. É importante ter cuidado com esse tipo de questão, já que é um posicionamento específico da FGV.

  • Para a FGV: Teoria de Herzberg

    Fatores higiênicos SOMENTE interferem na desmotivação

    Fatores motivacionais SOMENTE interferem na motivação

    Portanto, uma motivação só pode te dar motivação, mas não pode anular a sua desmotivação.

  • GABA. E

    ( F ) O empowerment surgiu como método do estilo de liderança “laissez faire”.

    a frase LAISSEZ FAIRE (deixar fazer) expressava o desejo dos comerciantes de que o Estado ficasse longe dos assuntos econômicos, ou seja, se abstivesse de regulamentar preços, deixasse de favorecer certos produtos ou setores, enfim, que deixasse o mercado seguir seu próprio rumo, ou seja, cada um faz o que quer (liberalismo econômico), diferente do empowerment (empoderamento) que significa dar poder ou a autoridade para que alguém faça algo. Se configura quando a organização tem como premissa básica a adoção de um modelo de gestão mais descentralizado, ou seja, o poder de decisão não fica apenas nas mãos de uma pessoa ou de um pequeno grupo de pessoas, que geralmente ocupa cargos de gestão. 

    ( F ) A desmotivação pode ser revertida pela oferta de estímulos motivacionais.

    Desmotivação é diferente de não motivação. O que motiva não se relaciona com o que não motiva.

    ( V ) O carisma é um elemento que pode estar dissociado da liderança.

    Segundo Robbins, cada vez mais, pesquisas revelam que a  Carismática resulta em um alto desempenho e satisfação dos liderados. Por outro lado, as pesquisas mostram que não se pode generalizar o carisma no ambiente organizacional, ou seja, nem sempre será relevante. Contudo, indica ser mais eficaz em momentos de incerteza e tensão.