SóProvas


ID
1887283
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O gerente de uma empresa de grande porte, que passa por uma reestruturação depois de uma forte crise, afirmou que seu trabalho pode ser descrito como “resolver problemas que impedem que as pessoas desempenhem normalmente suas tarefas – basicamente, resolver disputas entre os membros da equipe e auxiliá-los no processo de mudança”. O gerente desempenha, precipuamente, um papel:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A = Segundo Chiavenato (1999), a tomada de decisão e o processo de tomar decisões é tarefa característica do gestor de determinada área. É possível perceber que estudar o processo de tomar decisões ajuda a compreen­der o trabalho gerencial e a desenvolver as habi­lidades de administrador. A função do administrador não é exclusivamente tomar decisões, mas também, tomar providências para que o processo de decisão se realize de maneira eficaz. O processo de escolher o caminho mais adequado à organização também é conhecido como tomada de decisão, em que uma decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades, sendo tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades.
    As decisões nas organizações dividem-se em duas categorias principais: programadas e não programadas. As decisões programadas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, concedidas em um ambiente de certeza. As decisões não programadas não têm regras para serem seguidas e não possuem processo específico a ser utilizado; podem ser conhecidas ou inéditas.

     

    Segundo Chiavenato (1999), a negociação envolve a apresentação de demandas ou propostas por uma parte, a avaliação pela outra e, em seguida, concessões e contrapropostas. Ele é um processo, uma atividade sequencial – e não simultânea – e envolve lados opostos com interesses conflitantes. Possui sempre três realidades: pessoas, problemas e propostas.

  • > Papéis Interpessoais: Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização. Nesse papel os gerentes podem representar os significados de símbolo, líder ou ligação.

     

     

    Símbolo: O gerente age como um símbolo e representante (relações públicas) da organização. O papel de símbolo está presente em um certo número de tarefas. Nenhuma dessas tarefas envolve significativamente o processamento de informações ou a tomada de decisões;

     

    Líder: A liderança permeia todas as atividades do gerente. A importância da liderança envolve todas as atividades interpessoais nas quais há alguma forma de influência, seja com funcionários, clientes, fornecedores e outras pessoas;

     

    Ligação: O papel de ligação envolve a teia de relacionamentos que o gerente deve manter, principalmente com seus pares. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer o intercâmbio de recursos e informações que lhe permitem trabalhar.

  • > Papéis de decisão: Os papéis de decisão envolvem a resolução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.

     

    Entrepreneur: Como entrepreneur (empreendedor), o gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. São mudanças desejadas pelo próprio gerente, que podem incluir melhoramentos na organização e a identificação e aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas;

     

    Controlador de distúrbios: Os distúrbios, ao contrário das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle gerencial, tais como os eventos imprevistos, as crises ou os conflitos. Para lidar com essas situações, o gerente desempenha o papel de controlador de distúrbios;

     

    Administrador de recursos: Segundo Mintzberg, a alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização. O papel de administrar recursos. que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome. A administração (alocação) de recursos compreende três elementos essenciais - administrar o próprio tempo, programar o trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros;

     

    Negociador: De vez em quando, a organização envolve-se em negociações que fogem da rotina, com outras organizações ou indivíduos. Frequentemente, é o gerente quem lidera os representantes de sua organização nessas negociações, que podem lidar com sindicatos, clientes, credores ou empregados individuais, entre outras possibilidades.

  • Por que não pode ser a D? Quando ele tenta resolver os problemas dos membros da equipe não há uma intervenção interpessoal? Eu e meus eternos questionamentos de sempre! É melhor errar agora que lá. 

    Força, foco e fé que dá certo!

  • Tâmara,

    A questão é que nessa situação a função que predomina é a de decisão. Ele terá de decidir, resolver o problema. Não é uma simples atuação de forma interpessoal.

  • Henry Mintzberg organizou a teoria de que as atividades dos gerentes classificam-se em dez papéis, que são conjuntos organizados de comportamentos que pertencem a uma função ou posição identificável e agrupou os dez papéis gerenciais em três famílias: papéis interpessoais, papéis de informação e papéis de decisão. Papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização. Nesse papel os gerentes podem representar os significados de símbolo, líder ou ligação. Papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização e vice-versa. Os gerentes são disseminadores ou porta-vozes. Os papéis de decisão, por fim, envolvem a solução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.


    GABARITO: A


  • Em 22/08/19 às 14:48, você respondeu a opção D. Você errou!

    Em 20/08/19 às 08:10, você respondeu a opção D. Você errou!

    Em 22/07/19 às 19:41, você respondeu a opção D. Você errou!

    Ahahaha

  • “Resolver disputas entre os membros da equipe e auxiliá-los no processo de mudança” = papel de solucionador de conflitos. A dúvida que poderia existir é se esse papel é um papel interpessoal ou um papel decisório. Trata-se de um papel decisório. Dê uma olhadinha no esquema abaixo para memorizar:

    GABARITO: A

  • Papéis DECISÓRIOS:

    Empreendedor

    Negociador

    Administrador de recursos

    Solucionador de conflitos

    Papéis INTERPESSOAIS:

    Símbolo (representação)

    Líder

    Elemento de ligação

    Papéis INFORMACIONAIS:

    Disseminador

    Porta-voz

    Monitor (coletor)