SóProvas


ID
1901434
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – O futuro da medicina

      O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes.

       Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina. Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais.

      Está para chegar ao mercado um apetrecho que transforma o celular num verdadeiro laboratório de análises clínicas, realizando mais de 50 exames a uma fração do custo atual. Também é possível, adquirindo lentes que custam centavos, transformar o smartphone num supermicroscópio que permite fazer diagnósticos ainda mais sofisticados.

      Tudo isso aliado à democratização do conhecimento, diz Topol, fará com que as pessoas administrem mais sua própria saúde, recorrendo ao médico em menor número de ocasiões e de preferência por via eletrônica. É o momento, assegura o autor, de ampliar a autonomia do paciente e abandonar o paternalismo que desde Hipócrates assombra a medicina.

      Concordando com as linhas gerais do pensamento de Topol, mas acho que, como todo entusiasta da tecnologia, ele provavelmente exagera. Acho improvável, por exemplo, que os hospitais caminhem para uma rápida extinção. Dando algum desconto para as previsões, "The Patient..." é uma excelente leitura para os interessados nas transformações da medicina.

                    Folha de São Paulo online – Coluna Hélio Schwartsman – 17/01/2016. 

“está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, / mas que terá impactos positivos para os pacientes”.

O emprego da conjunção “mas” supõe uma oposição entre o primeiro e o segundo segmento desse trecho do texto 1.

Tal oposição se verifica entre os seguintes termos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letrab     revolução/mas tem impactos positivos

  • Alguém sabe explicar essa questão?  

  • Na minha opinião, deveria ser letra E.

     

    O 'mas' está relacionando o fato de os médicos não escaparem ao fato de, mesmo isso ocorrendo, ainda haver impactos positivos para os pacientes.

     

    Revolução não está relacionado, necessariamente, a impactos negativos, a ponto de ser considerado um contraste o termo revolução/impactos positivos.

  • A RESPOSTA DEVE SER LETRA "E".

    NÃO VEJO REVOLUÇÃO COMO, NECESSARIAMENTE, NEGATIVA.

  •  

    O "mas" significa oposição. Dessa forma, procurei na primeira parte um possível "impacto negativo" para se opor ao "impacto positivo" da segunda parte do período.

  • A letra E estaria mais correta

  • Também fui na resposta E. Ainda não entendi essa questão :(

  • letra B) revolução / impactos positivos .. 

     

  • também fui de Letra E, e não vejo relação de oposição entre:

    revolução / impactos positivos

  • Ainda não foi avaliado os recursos e publicado o gabarito final.  Vamos aguardar! :)  http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/mprj

  • No site olho na vaga tem uns caras no ranking com 28 acertos de português de 30 possíveis.Eu gostaria de saber o que esses caras enxergaram na prova que eu não enxerguei.Acertei somente 17 de 30 pelo gabarito preliminar e estudei em casa.Será que um preparatório presencial poderia ter me ajudado a acertar mais questões?Talvez sim,talvez não...Acho que não sou tão burro,pois já fiz prova da CESPE para tribunal e acertei 17 de 20 e FCC já acertei 13 de 15,porém essa FGV tá ruim de vencê-la.

  • Thiago, há vários fatores que influenciam.

    Se você tem condições (dinheiro, tempo, disposição) para encarar um cursinho e se dedicar de forma correta, mal não vai fazer.

  • Eu errei essa questão por procurar piolho em casa de ovo... núcleo do sujeito (revolução) faz oposição ao outro núcleo do sujeito da subordinada, no caso, impactos positivos. Essa questão não foi difícil e eu errei... a vida é assim...

  • Com a palavra, o professor do QC. Indiquem para comentário.

  • O Gabarito é "B" e muita gente cravou "E", como eu.

    Não dá para analisar o trecho isolado, tem que voltar ao texto principal.

    Realmente revolução não é algo negativo explicitamente. Interagindo com o texto, a revolução em questão pertence ao avanço da tecnologia, "que vitimou tantas profissões", poupando os médicos. Aparentemente essa revolução implicitamente também seria algo ruim e vitimaria também os médicos, até então poupados. Assim entendi "a revolução" com algo negativo, fazendo oposição com "impactos positivos. 

    No caso da "E", entendi agora que  " médicos não escaparão" denota o alcance da tal revolução e não algo negativo.

  • VAMOS LÁ PESSOAL!! 

    gabarito: B

    Porque é a revolução que terá impactos positivos e não o fato de médicos não escaparem dela. É só formular uma frase para perceber qual se encaixa melhor:

                         Está no forno uma revolução, mas que terá efeitos positivos. (ok)

                         Médicos não escaparão, mas que terá efeitos positivos (escapar do que?! DA REVOLUÇÃO!!)

    Para o Hugo ♚ : Revolução é a chave, pois, no contexto, essa revolução pode ser negativa para os médicos.

    Foi assim que eu acertei. lol

     

     

    Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

  • Concordo com o Danilo

  • Creio que a resposta está ERRADA, pois:

    * Não faria sentido algum a seguinte reescritura:

    ---> "Está no forno uma revolução, MAS terá impacto positivo para os pacientes."

    (Porque NÃO HÁ COESÃO entre revolução "MAS" impactos positivos)

    * Porém, faz bastante sentido, e mantém a coesão da frase:

    ---> ´"Está no forno uma revolução que terá impacto positivo para os pacientes, MAS da qual os médicos não escaparão.

    (HÁ coesão entre "impactos positivos" MAS "médicos não escaparão").

  • Questão passiva de anulação, pois :

     

    Revolução dar a ideia de que algo precisa ser mudado, ou seja, é a passagem de algo , que teroricamente não está agradando, para algo positivo. Posto dito, podemos deduzir que REVOLUÇÃO é algo POSITIVO, ou seja, impactos positivos... Isso faz com que a letra B traga duas ideias IGUAIS e não contrárias...

     

     

  • “está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, / mas que terá impactos positivos para os pacientes”.

     

    Reescrevendo a frase:

     

    “está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, / mas esta revolução terá impactos positivos para os pacientes”.

     

    Ou seja, uma revolução se iniciará. Apesar dessa revolução, os impactos serão positivos para os pacientes.

     

    Revolução - impactos positivos

     

     

    Gabarito B

  • Concordo com Thiago Marques... 

     

    Sara Ferreira você acha mesmo que revolução por si só sempre é ruim? Grandes conquistas da humanidade foram adquiridas atraves de atitudes revolucionarias, ou você acha que se o movimento feminista no brasil não tivesse lutado pelo acesso a educação, trabalho, direitos políticos você estaria hoje concorrendo a uma vaga para cargo público? O que vemos ao longo da história é a revolução requerendo mudança positiva, ou seja, inverter um cenário calamitoso e desfavoravel a sociedade.

    "De qualquer forma solicitei comentário do professor."

  • Mas vamos lá para como avaliei e acertei a questão (felizmente rs):

    Bem, revolução pode trazer tanto impactos positivos, quanto negativos. Existem revoluções para manter uma ordem ou mudá-la, para melhor ou pior. E o sentimento de piora e melhora será sentido pela sociedade de forma diferenciada, para alguns será melhor, para outros não. Foi assim que interpretei a questão. Vai acontecer uma revolução e as mudanças que ela trará terá rebatimentos negativos para a classe médica, entretanto, será positiva para os pacientes!!! Mas poderia ser o contrário também....;)

  • Não vamos fugir da questão, galera. Isso é prova de Português, não de História.

  • Pessoal falou de feminismo aqui kkk Revolução Bolchevique com suas 60 milhões de mortes mandou lembranças.

  • Entendo que a única explicação plausível da 'B' estar correta foi a que deu o colega Jose Carvalho: teria que se analisar o texto inteiro, e não apenas o trecho, para saber que nesse caso a revolução tecnológica estava sendo tratada como algo negativo pois tem vitimado várias profissões.

     

    Entretanto, para mim o comando da questão deixa claro que o que está em análise é apenas o trecho mencionado, assim cairiamos novamente nos argumentos já mencionados por vários colegas: 'revolução' não é necessariamente algo ruim para dizer que 'impactos positivos' faria oposição à ela. Por isso acho que seria sim passível de anulação.

  • Meu Deus, tem gente falando em movimento feminista em prova de português? Isso é sério? rsrs
    Eita lavagem cerebral...

  • Mesmo lendo o texto daria para considerar tanto a letra B como a letra E como corretas, enfim, mais uma questão cretina da FGV.

     

  • Apenas pergunte: o que terá impactos positivos? resp. Revolução

  • Nossa essa eu achei bem facil! nao esperava que mais da metade das pessoas errassem

  • alguem poderia postar o comentario do professor...

  • Ei Leo, o comentário do professor está em video, infelizmente não dá pra postar pra você. Mas ele coloca a revolução como algo negativo, pelo menos num primeiro momento, pois a mesma tem a ver com "revolver", que significa mudança e instabilidade. O "mas" vem no sentido de romper com uma expectativa. Em outras palavras, a revolução é negativa, nem os médicos vão escapar, mas o impacto para os pacientes será positivo. Portanto, a oposição será entre revolução/impactos positivos.  Tentei falar de forma bem resumida, pois o comentário dele ultrapassou 5min. 

  • Tomando uma surra do Português da FGV.

    É a matéria mais difícil dentre todas as outras bancas. 

  • A Revolução não pode ser oposto de impacto positivo pois este é a consequência daquela.

    "médicos não escaparão (impactos negativos) / impactos positivos para os pacientes." Mostra sim uma oposição entre o destino negativo do prestador de serviços (médico) e o destino positivo do usuário do serviço (paciente).

    Já sabia que teria alguma palhaçada nessa questão só de ver o número de comentários...

  • Desde quando revolução é oposição de imapctos positivos ?? 

    Só rindo viu !

  • pq nao a letra E?! :?

  • Mesmo o professor tentando justificar a banca....não concordo com este gabarito, nem toda revolução necessariamente é algo ruim!

    O gabarito correto deveria ser letra E.

     

     

    Não desistam. Tenham fé em Deus!

  • A questao 6 é de interpretação de texto, se voces procurarem, verão que muita gente, a maioria que comenta a questão, entendeu que a letra "E" seja a resposta certa. Concordo com isso e discordo que seja a resposta "B" que foi o gabarito oficial da prova. Vejamos: Esta no forno uma revoluçao [...] mas que terá impactos positivos para os pacientes. Essa frase nao faz muito sentido, supomos que essa revoluçao seja negativa porque lemos um "mas" e em seguida " impactos positivos" porém a palavra revoluçao em si nao traz nenhuma ideia negativa. Já a frase " [...] os médicos nao escaparao, mas que terá impactos positivos para os pacientes. A relaçao de oposiçao fica evidente entre " medicos nao escaparao" e "impactos positivos para os pacientes" o que equivale a dizer que a revoluçao terá aspectos negativos ( para os medicos ) e positivos (para os pacientes) os aspectos positivo e os aspectos negativos ( da revoluçao) é que estao em oposiçao. Já o gabarito oficial supoe que a oposiçao exista entre aspectos positivos e revoluçao, o que é absurdo: o aspecto negativo ( para os médicos ) nao define o carater total da revoluçao, equiparando-a assim, de forma bem torta, a algo negativo. O gabarito falso e oficial dessa questao faz pensar que serviu como forma de garantir a alguns privilegiados que tomassem as vagas daqueles que contaram apenas com a proprio intelecto e trabalho duro nos estudos. 

  • "O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões." --> O autor do texto, claramente, demonstra que a revolução é algo negativo.  " As vítimas se contam [...] --> Novamente, ele diz "vítimas", ou seja, a revolução está tirando os empregos de vários segmentos das profissões.

    Em seguida ele diz:

    "(...) autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes."

    Revolução. = A tal revolução que está afetando negativamente as profissões.

    Mas que terá (...) impactos positivos. = A revolução, em regra, pelo menos no sentido do texto, tem impactos negativos, mas para os pacientes a revolução trará impactos positivos.

    Está clara a noção de contradição/oposição/sentido adversativo. Basta ler o texto com atenção e não concluir apenas pela conjunção.

    Gabarito, realmente, letra B.

    Espero ter ajudado. Grifos e explicações minhas. (Qualquer erro ou sugestão, avise-me). Bons estudos!

  • WTF??!??? FGV é brincadeira...

    Respondendo a uma colega que disse que achou a questão bem fácil: você tem uma bela imaginação. PARABÉNS!!!!

  • Essa prova foi fodástica.. Ta doido to errando tudo... 

     

    Persista, resista e não desista! 

  • Errei, mas consegui entender da seguinte maneira:

    Os dois verbos principais são ESTAR (no forno) e TERÁ (impactos positivos)

    O que ESTÁ no forno? Uma revolução!

    MAAAASSSS o que TERÁ com essa revolução? Impactos positivos!

    Questão ridícula de fácil! Depois que a gente erra, tudo fica tão claro!

  • Party dos erros da FGV: eu fui

  • Sávio Luiz, acredito que não seja a letra "e" por causa do contexto do texto. Nele as revoluções estão sendo tratadas como prejudiciais... "O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. "

     

  • SIMPLIFICANDO!

     

    HAVERÁ UMA REVOLUÇÃO....("QUE PODE TER IMPACTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS").... MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA....SEUS IMPACTOS SERÃO POSITIVOS!

     

    É a única que encaixa essa conjunção de forma clara!

     

    Letra: B

  • pensei assim: "esta no congresso uma lei, "da qual "os medicos nao escaparao" " mas q terá impactos positivos, para eles .

    como ele quer opsicao...

    se a palvra fosse "impactos negativos"eu ja nao marcaria

  • Sinceramente não consigo ver como a letra E não possa tbm no mínimo estar correta...

  • Não se trata de acertar, trata-se do quanto você consegue errar e continuar na luta.

  • Revolução pode ser positiva ou negativa...
  • Banca maldita, sem mais!

  • A questão está perguntando os termos de oposição, não de relação. Por isso, não concordo com o gabarito.

  • Explicação do professor: "revolução trás ideia negativa". Parei...

  • O que terá impactos positivos? Revolução! Letra B

  • o que terá impactos positivos para os pacientes? 

    A revolução. não os médicos.

    os termos que estabelecem relação entre si são revolução e impactos positivos, nesse caso, de oposição.

    LETRA B.

  • QC, agora só tem essas questões do Topol?

    Eu não aguento mais!!!!!

  • kkkkkkkkkk marquei a "E" tendo total certeza que eu erraria pelo número de comentários na questão, FGV sua cretinnaaaaaa

  • Gab B

    Nessa oposição, a ideia central: revolução/impactos positivos.

  • Eu não cheguei a entender nem o que a questão pedia, tá complicado...

  • B. revolução / impactos positivos; correta

  • Descobrindo que a palavra revolução tem caráter negativo

  • Desde quando revolução tem ideia negativa minha gente?

  • Desde que o contexto faça com que ela seja vista como negativa:

    "O avanço da tecnologia afetou as bases de boa parte das profissões. As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc. Um ofício relativamente poupado até aqui é o de médico. Até aqui. A crer no médico e "geek" Eric Topol, autor de "The Patient Will See You Now" (o paciente vai vê-lo agora), está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão, mas que terá impactos positivos para os pacientes."

  • A revolução impacta em....

  • Esta questão foi criada por um conservador. Chorem, revolucionários. kkkkkk

  • Revolução como algo negativo ao mencionar que os médicos não escaparão se opondo ao impacto positivo que será alcançado pelos pacientes

  • kkk pelo menos sabe que revolução é coisa de psicopata

  • GAB:B

    “está no forno uma revolução da qual os médicos não escaparão/ mas que terá impactos positivos para os pacientes”.

  • questão inteligente !

  • Eita, que tem galerinha tosca.

    Dando foco a revolução x conservadorismo. Ou se a revolução é negativa ou positiva.

    A revolução discorrida no texto, é uma revolução tecnológica, essa revolução a qual é positiva para os pacientes e negativa para os médicos porquanto sofrem o risco de perder seus empregos. Pronto. Só isso.

    Indo ao texto, eu gosto sempre de colocar as frases em ordem diretas para melhor entendê-las

    -uma revolução está no forno

    -os médicos não escaparão da revolução

    -a revolução impactará positivamente os pacientes

  • B

  • Além de também não concordar que REVOLUÇÃO por si só não representa algo negativo, eu complemento:

    Na letra E está sim a presença de OPOSIÇÃO.

    médicos não escaparão / impactos positivos para os pacientes. 

    Quem ESCAPA, ESCAPA de algo ruim? / Impactos POSITIVOS

  • questão digna da FGV, logo eu errei

  • Que questão! Tem questões da FGV que vou pela lógica...

  • #CHUPAFGV

  • Essa questão deveria mostrar o texto todo da prova. Só assim é possível interpretar revolução como algo negativo, com isso gabaritando a questão. Só com esse trecho é inviável, pessoal que tenta explicar só com isso ta forçando a barra e MUITO. Geralmente encontramos pessoas assim nas questões da FGV

  • Quando se fala em "revolução", entendesse que mudará algo, ou que deseja isso. Logo podemos concluir que dá sim, a intenção de de adversativa com impactos positivos. A revolução não fala se ´benéfica ou maléfica.

  • Revolução implica grandes mudanças, mudanças difíceis e árduas. Porém (mas), tal revolução trará impactos positivos (algo bom). É isso...