I - O Modelo Funcional pode ser construído através de diagramas de atividade.
O diagrama de atividades possibilita criar diagramas dinâmicos (NAO FUNCIONAIS)
II - O Modelo Dinâmico é utilizado na descrição das transformações dos objetos em relação ao tempo, preocupando-se com o controle da execução e sua sequência.
Ex.: Diagrama de sequencia e diagrama de comunicação
III - O Modelo de Objetos descreve a estrutura estática de objetos de um sistema, ou seja, a identidade de um objeto, seus relacionamentos com outros objetos, seus atributos e suas operações.
Um modelo de objetos busca capturar a estrutura estática de um sistema mostrando os objetos existentes, seus relacionamentos, e atributos e operações que caracterizam cada classe de objetos. É através do uso deste modelo que se enfatiza o desenvolvimento em termos de objetos ao invés de mecanismos tradicionais de desenvolvimento baseado em funcionalidades, permitindo uma representação mais próxima do mundo real.
Uma vez que as principais definições e conceitos da abordagem de orientação a objetos estão definidos, é possível introduzir o modelo de objetos que será adotado ao longo deste texto. O modelo apresentado é um subconjunto do modelo OMT (Object Modeling Technique), proposto por Rumbaugh e outros1.1. OMT também introduz uma representação diagramática para este modelo, a qual será também apresentada aqui.
http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/POOCPP/node9.html
IV - O Modelo Funcional descreve os aspectos do sistema que se preocupam com transformações de valores, ou seja, funções, mapeamento, restrições e dependências funcionais.
O modelo funcional especifica os resultados de um processamento sem especificar como ou quando eles serão processados. Ele especifica o significado das operações do modelo de objetos e as ações do modelo dinâmico. Este modelo descreve como os dados são transformados, mas não quem ou quando isto ocorrerá.
O modelo funcional é composto por múltiplos DFD's (Diagramas de Fluxo de Dados), que especificam o significado das operações e restrições. Um DFD contém processos que transformam dados, fluxos de dados que movimentam os dados, objetos atores que produzem e consomem dados e objetos depósitos, que armazenam dados passivamente.
http://algol.dcc.ufla.br/~heitor/Artigos/Artigo_004.html