Gabarito Letra D
A demanda por moeda varia conforme as 3 variáveis a seguir:
Transação: compra de bens e serviços. Essa demanda de moeda para transação será em função direta da renda (y) à diretamente proporcional.
Precaução: necessidade de reserva para contingências. Ela será em função direta da renda (y).
Especulação (ou portfólio): é em função inversa da taxa de juros (i). Ex: mercado de títulos públicos ou privados (debêntures).
A demanda por moeda surge de um trade-off entre o custo de oportunidade de manter a moeda e a liquidez que a moeda oferece. O custo de oportunidade de manter a moeda depende da taxa de juros de curto prazo, e não da taxa de juros de longo prazo.
Traduzindo: o uso de cartao de crédito estabelece que o uso da moeda tem sido utilizada na modalidade especulação, a qual é inversamente proporcional às modalidades precaução e transação, as quais pressupõem liquidez.
bons estudos
A explicação do colega Renato está equivocada, salvo melhor juízo.
O uso de cartões de crédito é um sinal de DESENVOLVIMENTO do sistema bancário, pela substituição dos meios de pagamentos (SAMPAIO, 2018, p. 646), que facilita a conversão das aplicações em moeda.
Isso aumenta a velocidade moeda, pois mais transações são possíveis de serem realizadas com tais substitutos, o que reduz a demanda por moeda, pois M = (1/V) . P . Y.
Quanto maior V, menor M.
GABARITO: D
Bons estudos!