-
Gabarito C: . Kaizen
O conceito de kaizen está muito ligado ao conceito de qualidade. Kaizen em japonês seria traduzido como “melhoramento” ou “mudança para melhor”. É uma busca do aprimoramento contínuo, incremental, de todos os integrantes de uma organização. Esse aprimoramento não se limita ao âmbito da produção, mas constitui uma forma de vida e comportamento, dentro e fora da organização.27
Os japoneses pensam a qualidade como um trabalho de todos, portanto o controle da qualidade é descentralizado, e impacta não só a qualidade dos produtos mas o seu custo. Dessa forma, tanto trabalhadores envolvidos na linha de produção quanto trabalhadores que atuam em áreas administrativas e os chefes devem estar envolvidos no processo.
Assim, o trabalho de um operário em uma prensa seria tão importante quanto o de um servente que limpa o chão ou o de um contador que organiza as finanças da empresa. Tudo deve ser feito com total zelo e qualidade. Portanto, todos os níveis hierárquicos devem estar envolvidos.
Assim sendo, um dos aspectos importantes que devemos observar é o aspecto humano do kaizen. Nas sociedades ocidentais, a qualidade é muitas vezes vista como relacionada às técnicas e máquinas envolvidas na produção de um produto ou serviço.
Entretanto, para os japoneses a qualidade é fazer algo melhor todos os dias, ou seja, a cada dia todos os empregados devem buscar fazer algo melhor. Isso abrange desde as técnicas de produção à maneira de se fazer uma atividade.
De acordo com Lima, o kaizen é uma diretriz cultural que permeia todos os métodos de produção orientais:28
O kaizen é, portanto, uma diretriz cultural, um valor que determina o esforço de aprimoramento contínuo. O que nos remete à busca da perfeição, nunca atingida mas sempre desejada.
Fonte: 26 Mello, 2011.
27 Lima, 2005.
28 Lima, 2005.
-
Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho. No contexto empresarial, o kaizen é uma metodologia que permite baixar os custos e melhorar a produtividade.
Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. Este é um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série.
SEIRI: se refere a evitar o que for desnecessário, ou o “senso de utilização”. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, passando-o para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo.
SEITON: significa deixar tudo em ordem, ou o “senso de organização”. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.
-
Os conceitos de Seiri e Seiton se referem ao conjunto de ferramentas utilizadas por uma organização para estabelecer a qualidade. Esse conjunto de ferramentas é denominado de "5S da Qualidade", onde:
SEIRI: significa “senso de utilização”. Tem o senso direcionado para os materiais. Ela propõe separar o necessário e o útil do desnecessário e do inútil.
SEITON: representa o "senso de ordenação" ou "senso de organização". Ela também tem um senso direcionado para materiais e baseia-se no princípio de que a ordem facilita a localização das ferramentas, materiais e demais itens essenciais para a execução de uma tarefa.
SEISO: significa "sendo de limpeza". Este princípio preconiza a limpeza do local de trabalho e dos equipamentos.Também deve haver uma preocupação com a adequada destinação do lixo. Essas medidas podem evitar acidentes de trabalho, diminuem a necessidade de manutenção de equipamentos por má conservação, promovem o bem-estar dos funcionários e impactam na produtividade.
SEIKETSU: significa "senso de higiene". Defende a manutenção das condições físicas e mentais de trabalho favoráveis e saudáveis para os trabalhadores. É a atenção a higiene, entendida aqui não só como asseio pessoal, mas também como do ambiente de trabalho e a eliminação de quaisquer coisas que possam gerar algum risco para os trabalhadores.
SHITSUKE: significa "senso de autodisciplina". A padronização é essencial para a qualidade. É preciso procurar transformar os sensos anteriores em hábitos e se comprometer com os padrões técnicos, éticos e com a melhoria contínua.
-
Acertei essa questão por ter assistido muitos animes. kkkk
De alguma forma eu sabia o que era.
R: C
-
A questão exigiu conhecimento sobre a filosofia da melhoria contínua.
A filosofia da melhoria contínua defende que devemos fazer sempre melhor a cada dia procedendo mudanças graduais e incrementais nos processos.
De acordo com Chiavenato (2014), o termo kaizen (do japonês kai= mudança e zen= bom) "significava um processo de gestão e uma cultura de negócios e que passou a significar aprimoramento contínuo e gradual, implementado por meio do envolvimento ativo e comprometido de todos os membros da organização no que ela faz e na maneira como as coisas são feitas".
Para o autor, a melhoria contínua possui alguns princípios, a saber:
- Promover aprimoramentos contínuos.
- Enfatizar os clientes.
- Reconhecer os problemas abertamente.
- Promover a discussão aberta e franca.
- Criar e incentivar equipes de trabalho.
- Gerenciar projetos por intermédio de equipes multifuncionais.
- Incentivar o relacionamento entre as pessoas.
- Desenvolver a autodisciplina.
- Comunicar e informar a todas as pessoas.
- Treinar intensamente e capacitar todas as pessoas
Analisando as alternativas, temos:
A- INCORRETA, pois kanban é uma ferramenta visual ou "cartão" que visa facilitar a utilização e a reposição dos estoques na empresa.
B- INCORRETA. Seire é um dos sensos do programa 5S. Os cinco sensos são os seguintes:
- SEIRI: senso de utilização (organização/separação);
- SEITON: senso de ordenação (arrumação/alocação)
- SEISON: senso de limpeza.
- SEIKETSU: senso de saúde, higiene (perfeita ordem e padronização)
- SHITSUKE: senso de autodisciplina (ética/hábitos).
C- CORRETA. Kaizen, de fato, refere-se à filosofia de melhoria contínua. Portanto, esse é o gabarito da questão.
D- INCORRETA. Seiton é um dos sensos do programa 5S, conforme pode ser revisto no comentário da letra "b".
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019 (P. 278)
GABARITO: LETRA C