SóProvas


ID
1929736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise por meio de indicadores, julgue o próximo item.

Mudanças frequentes de critérios contábeis, especialmente aqueles relativos a depreciação e estoques, não interferem nos resultados do cálculo nem na análise dos índices em séries temporais: os efeitos decorrentes dessas mudanças são diluídos e os índices são medidas adimensionais que variam no tempo à mesma proporção das grandezas originais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    O que a questão afirma, de uma forma empolada, é que “mudanças frequentes de critérios contábeis não interferem nos resultado do cálculo nem na análise dos índices”.

    Está errado. A mudança de critérios contábeis relativas a “depreciação e estoques” alteram os índices e interferem no resultado. A assertiva está errada.

    “Medidas adimensionais” são aquelas que não possuem uma unidade física que a defina. Ou seja, é um número puro. Os índices para análise de balanço não são números adimensionais.

    FONTE: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01073528/Corre%C3%A7%C3%A3o-TCE-SC-Final.pdf

    bons estudos

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    Com certeza a mudança de critérios contábeis pode interferir nos resultados da análise dos índices em séries temporais (o que é de certa forma uma análise horizontal). 

    Perceba o caso em que uma empresa, em um determinado período, apura a depreciação pelo método decrescente (método de Cole, ou soma dos dígitos) e no período seguinte calcula pelo método linear: essa mudança fatalmente altera os índices e interfere no resultado da análise. Raciocínio análogo vale para o estoque. Se em um mês é apurado pelo PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) e no seguinte pela média ponderada móvel, os índices vão ser alterados, e o resultado vai ser diferente.

    Vale comentar que os índices contábeis são, de fato, medidas adimensionais, como afirma o item

    Medidas adimensionais são desprovidas de unidade física que as defina: velocidade, por exemplo, é uma grandeza dimensional, e é medida em km/h, normalmente. Já o número de Stokes (relativo à dinâmica da partícula) é um valor adimensional, não tem unidade física alguma.