-
O que spooling tem a ver com multiprogramação?
-
GAB: B
O Spooling ou simplesmente Spool (do acrônimo Simultaneous Peripheral Operations On-line) refere-se a um processo de transferência de dados colocando-os em uma área de trabalho temporária onde outro programa pode acessá-lo para processá-lo em um tempo futuro.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Spooling
-
A técnica de spooling foi introduzida nos anos 50 com o processamento batch e hoje é utilizada na maioria dos sistemas operacionais. Naquela época, os programas eram submetidos um a um para o processamento, e como a velocidade de operação dos dispositivos de E/S, é muito lenta, a CPU ficava ociosa esperando o carregamento de um programa e dados para a memória, ou esperando pelo término de uma impressão. A solução foi armazenar os vários programas e seus dados, também chamados de jobs, em uma fita magnética e, em seguida, submetê-los a processamento. Dessa forma, a CPU poderia processar os jobs, diminuindo o tempo de execução dos jobs e o tempo de transição entre eles. Da mesma forma, em vez de um job gravar suas saídas na impressora, poderia direcioná-las para uma fita, que depois seria impressa integralmente. Essa forma de processamento é chamado de spooling.
Fonte: http://www.rodrigoeiras.eti.br/wp-content/uploads/2013/06/Introducao-aos-Sistemas-Operacionais.pdf
-
spooling e job sao 2 conceitos que tipicos da 3° geracao - 1966-1980-, a qual introduziu multiprogramação. Spooling represenou substituicao de unidades de fita por discos. o oque facilitou envio de jobs de modo aleatorio. Em processamento, job, tarefa e processos sao a mesma coisa a grosso modo
-
Com o spooling, por exemplo, um programa pode estar sendo executado enquanto a E/S ocorre para outros processos. Em alguns sistemas, ele é controlado por um processo daemon do sistema, já em outros é controlado por um thread no kernel.
(Sistemas Operacionais com Java, Silberschatz)
At.te
Foco na missão!
-
Em multiprogramação, a técnica conhecida como spooling tem por objetivo:
gravar um arquivo para impressão em uma região de disco antes de efetivamente imprimi-lo.