SóProvas


ID
197569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação segurança em redes de computadores, julgue os
itens a seguir.

O algoritmo RSA se baseia em princípios da teoria dos números e a segurança do método se baseia na dificuldade de fatorar números extensos. A maior parte dos sistemas embasados no RSA utliza a criptografia com chave pública principalmente para distribuir chaves de sessão únicas, empregadas com o DES, o IDEA ou outros algoritmos semelhantes.

Alternativas
Comentários
  •  De fato, o sistema RSA, pela desvantagem de exigir muito dos computadores tanto para encriptar quanto para descriptar, é utilizado de modo a "proteger" o sistema de chame simétrica ou única, tendo sua função precípua de encapsular (envolver) apenas a chave de sessão. Um bom exemplo está no livro Informática para Concurso Público 4ª edição, João Antônio pag 651.

  • Protocolos como TLS e SSL podem usar chaves assimétricas para troca de chaves de sessão (RSA...) e também chaves simétricas na troca de mensagens(DES, IDEIA...), depois de estabelecida a sessão ( e depois de trocarem as chaves privadas)

     

  • O CESPE não anulou esta questão, mas está errada.

    "numeros extensos"  contem "numeros primos"

    mas nem todo numero extenso é um número primo

    se for verdadeira entao ela invalida o trabalho de anos dos pesquisadores que buscam números primos grandes e jogaria "n=p*q, sendo p e q numeros primos" no lixo.

     

  • Adição de conhecimentos:
    principais algoritmos de criptografia simétrica: DES/3DES/AES/IDEA/RC2/RC4/RC5/BLOWFISH/CAST/CAST-3/CAST-128
    principal algorimo de criptografia assimétrica: RSA
  • O comentário acima sobre números primos está errado!
    A segurança do RSA não está baseada no problema de fatorar números primos! Números primos não se fatoram! O problema é o de fatorar números inteiros grandes. Os números primos são usados para formar um inteiro grande e esse sim é que é difícil de fatorar.
    A fatoração só se aplica no conjunto dos INTEIROS, então não há de se falar em fatoração de números fracionários. Assim, ao afirmar que são números extensos, entende-se que sejam inteiros grandes. Gabarito correto
  • CERTO!

    Questão retirada do livro do Tanenbaum. Com apenas uma mudança no final, pois no livro mostra outras cifras simétricas. Mas o da questão também está correto. (Talvez a versão utilizada para a prova tenha sido uma versão mais antiga, e por isso apresentou cifras mais fracas.)

    Segundo Tanenbaum(2011,P.499),"O método RSA se baseia em alguns princípios da teoria dos números."

    Segundo Tanenbaum(2011,P.499),"A segurança do método se baseia na dificuldade de fatorar números extensos."

    Segundo Tanenbaum(2011,P.499-500),"No entanto, na prática,a maior parte dos sistemas baseados no RSA utliza a criptografia com chave pública,em especial para distribuir chaves de únicas de sessão,que, por sua vez, são empregadas com algum algoritmo de chave simétrica,como  AES ou DES triplo."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.