-
Gabarito B: Dessa forma, as ideias de Deming foram muito importantes para a evolução do controle de qualidade. De acordo com ele, existem 14 princípios:19
1. Criar uma constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e do serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.
2. Adotar a nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança em direção à transformação.
3. Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade da inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.
4. Acabar com a prática de negócio compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na ideia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.
5. Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviço, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir os custos.
6. Fornecer treinamento no local de trabalho.
7. Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação.
8. Eliminar o medo.
9. Quebrar barreiras entre os departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços.
10. Eliminar slogans, exortações e metas dirigidas aos empregados.
11. Eliminar padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas.
12. Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números.
13. Estabelecer um programa rigoroso de educação e autoaperfeiçoamento para todo o pessoal.
14. Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.
-
Deming foi um grande mestre da gestão da qualidade Dentre seus trabalhos escreveu os "14 principios de Deming", entre eles o que responde a esta questão:
Melhoria contínua no sistema produtivo: A ideia desse princípio é a de melhorar constantemente o sistema produtivo e de serviços, para assim, otimizar a qualidade e a produtividade, reduzindo continuamente os custos. Para tanto, é necessário conhecer efetivamente as atividades, dispor de uma estrutura adequada as ações que se planeja tomar e traçar processos devidamente identificados e gerenciáveis.
http://www.portal-administracao.com/2014/06/os-14-principios-de-deming-analise.html
Gabarito: Letra B
-
Quanto maior a qualidade, no sentido de padronização dos processos, menores serão os custos de produção.
-
B
Eu fui pela lógica do Ciclo de Deming (PDCA), o qual envolvem o planejamento, execução, avaliação e correção dos processos. Com esse ciclo, dá para pressupor que quanto maior a qualidade, menores serão os custos de produção e maior a eficiência.
-
Como tudo na matéria é muito vago, transcrevo o que li em "Administração Geral e Pública para ARFB e AFT", do Paludo:
" (...) Deming desenhou um fluxo que ligava o fornecedor ao cliente, passando pela produção juntamente com a frase ' quanto maior for a qualidade, menores são os custos de produção'" (página 190)
-
RESPOSTA: B
Deming:
~> expoente na qualidade
~> implementou o PDCA
~> é a favor de 1 fornecedor para cada produto (para reduzir custos e aumentar a qualidade)
~> é a favor de ações preventivas no lugar de corretivas
~> é a favor do autoaperfeiçoamento
~> é a favor de programa de treinamento
É contrário:
~> ao uso de:
. lemas
. slogans
. exortações
~> às campanhas que exeigem alta produtividade e defeito zero
~> APO (administração por objetivos)
Fonte: Prof José Wesley
-
Nessa disciplina eu consigo aprender mais resolvendo questões/comentários do que lendo a teoria.
-
Você só tinha que focar que é Estados Unidos/Japão (produção pra durar) e não Brasil...
Letra B
-
Gabarito: B
Quanto maior a qualidade, menor os curstos. (Imagine uma situação hipotética: uma empresa produz 20.000 peças por dia e gera cerca de 100 peças com defeito; a empresa, então, resolve investir em gestão de qualidade passando a produzir as 20.000 peças, mas com no máximo 3 peças com defeito, nesse caso, a empresa deixa de perder em torno de 97 peças, aumentando o lucro e diminuindo as despezas com o aprendizado contínuo de qualidade).
Qualquer erro, me avisem!!!
-
Enxugando e retirando as aparentes "redundâncias", os 14 princípos do Deming são:
1. Constância aperfeiçoamento
2. Nova filosofia.
3. Eliminar da inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.
4. Acabar com o negócio apenas no preço. Minimizar o custo total. 1 fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros.
5. Aumentar a qualidade e a produtividade e reduzir os custos.
6. Fornecer treinamento no local de trabalho.
7. Adotar e estabelecer liderança.
8. Eliminar o medo.
9. Quebrar barreiras entre os departamentos.
10. Eliminar slogans, exortações e metas dirigidas aos empregados.
11. Eliminar padrões artificiais.
12. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho.
13. Estabelecer um programa rigoroso de educação e autoaperfeiçoamento para todos.
14. A transformação é tarefa de todos.
Insista, Insista e Insista até ver seu nome no DOU!