SóProvas


ID
2001838
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema imune é formado por células e moléculas responsáveis pela resposta imunológica à introdução de substâncias estranhas. Quanto às respostas imunológicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab D

     

    a) A imunidade nativa ( Adquirida) é a defesa que se desenvolve em resposta a infecções.

     

    b)  Uma pessoa que se curar após adquirir sarampo possuirá maior quantidade de linfócitos em razão da imunidade adquirida, porém as respectivas células ainda não possuirão ( Sim. Possuirão) anticorpos específicos.

     

    c) Na imunidade humoral, os linfócitos T ( B ) reagem à presença de micro-organismos, bloqueando infecções.

     

    d) As respostas imunológicas adquiridas possuem diversas características, sendo duas delas a especificidade e a diversidade, segundo as quais há uma resposta específica para cada antígeno, inclusive para diferentes porções de uma proteína complexa, um polissacarídeo ou outra macromolécula.

     

    e) A vacinação, espécie de imunidade passiva, causa ao organismo exposição a infecções ( antígenos) , gerando especificidade e memória.

  • Complementando:

     

    Letra E: A vacinação, espécie de imunidade ATIVA.

     

    Gabarito: Alternativa Delta

  • Gabarito D.

    .

    Quanto ao questito E:

     

    as vacinas sao usadas para induzir a imunidade ativa e esta dura muitos anos. Já a imunidade do tipo passiva é induzida pela administração de anticorpos contra uma infeccao. A imunidade passiva dura algumas semanas.

     

    A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.

    A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta e também pelo leite.