SóProvas


ID
201388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando uma variável de relação R, diz-se que K é uma chave candidata de R se ela apresentar as propriedades de unicidade e irredutibilidade. A primeira propriedade garante que não há duas tuplas de R com o mesmo valor de K. Já a segunda, que nenhum subconjunto de K apresenta a propriedade de unicidade.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Irredutibilidade é uma propriedade da chave primária ou das chaves candidatas. Significa que nenhum subconjunto da chave possui a proprieade de unicidade.
  • É preciso ter uma maneira de especificar como as tuplas dentro de uma determinada relação são distinguidas. Isso é expresso em termos de chaves. Silberschatz define uma superchave como um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, nos permite identificar unicamente uma tupla na relação (Propriedade de unicidade). Note que se K é uma superchave, então também será uma superchave qualquer superconjunto de K. (Ex. se cpf é uma superchave, cpf + nome também é uma superchave). Normalmente, o que nos interessa são superchaves mínimas pois superchaves (comuns) podem conter atributos desnecessários. Navarthe define superchaves mínimas como sendo uma superchave com a propriedade de irredutibilidade, ou seja, uma superchave da qual não podemos remover nenhum atributo e ainda mantemos a propriedade de unicidade. Essas superchaves mínimas são também chamadas de chaves candidatas. Existe ainda as chaves primárias, que é a chave candidata escolhida pelo projetista de banco de dados como o principal meio de identificar tuplas dentro de uma relação. Logo, a questão complica um pouquinho mas está correta.
  • O texto leva a entender que a condição para ser Chave Candidata é ser Única e Irredutível, mas uma Chave Candidata não deve ser também não-nula? Para mim, esta condição está furada!
  • Diego, a Chave candidata pode ser nula sim. Contanto que seja unica, ou seja, somente uma chave nula.
  • Considerando uma variável de relação R,
    Diz-se que K é uma chave candidata de R se ela apresentar as propriedades de unicidade e irredutibilidade.
    A primeira propriedade garante que não há duas tuplas de R com o mesmo valor de K. (certo)
    Já a segunda, que nenhum subconjunto de K apresenta a propriedade de unicidade. (certo)
  •  GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Na definição de DATE (2004, p. 233), um conjunto de atributos é dito chave se satisfazer as condições de:

    1) Unicidade: esta é a propriedade atendida pelas superchaves, isto é, para um dado conjunto de atributos não há na relação tuplas com valores iguais.

    2) Irredutibilidade: estabelece que não deve existir no conjunto de atributos chamado chave um subconjunto que tenha a propriedade de unicidade. Em outras palavras, além de seguir a primeira regra, a chave deve ser um conjunto mínimo de atributos.

    ABRA A IMAGEM PARA ENTENDER O EXEMPLO: https://prnt.sc/10l9db8

    Por exemplo, o conjunto {Codigo, Denominacao} não é uma chave, porque embora satisfaça a primeira regra (unicidade) acaba quebrando a segunda (irredutibilidade) – {Codigo} e {Denominação}, tomados separadamente, já identificam exclusivamente cada tupla na relação Cargos. O conjunto {Codigo} é um exemplo de chave, pois atende simultaneamente as duas condições acima.