SóProvas


ID
2035231
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 18° Região - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                    Tudo é Química


Se pensarmos bem, a Química está em quase tudo o que vemos no nosso cotidiano. Diariamente – ou quase diariamente – todos nós usamos produtos de limpeza, cosméticos, cozinhamos. Fazer um bolo é química pura. O fermento, seu modo de funcionamento na hora de fazer crescer a massa, os processos que levam uma mistura de ingredientes secos e molhados a se transformar em um alimento macio, sem gosto de farinha e (se tudo der certo) de sabor agradável, que em nada lembra o gosto da farinha crua.

Mas não é assim que pensamos a Química. Assim como as demais ciências exatas, ela nos é apresentada como algo distante, difícil, um obstáculo a ser vencido, um problema a ser resolvido com paciência e perseverança. Isso só traz prejuízos: o aluno se sente obrigado a1 aprender, o professor se sente desestimulado a2 ensinar e, por fim, o jovem termina o Ensino Médio com a certeza de que as ciências exatas, dentre elas a3 Química, são apenas disciplinas que exigem o treino mecânico, a4 repetição e o cálculo.

As ciências exatas, então, são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas a representação de átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que isso. Física, Química e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

                                                                                                                                  Beatriz Duarte de Alcântara

No último parágrafo do texto, está destacada a forma "transformou-o", sobre a qual são feitas as seguintes afirmativas, considerando-se o contexto em que ela aparece. Analise-as e assinale a alternativa correta. 

I. O "o", um pronome que se junta a "transformou", caracteriza um tempo verbal, o futuro do presente.

II. Caso o sujeito desse verbo fosse feminino, o certo seria escrever "transformou-a".

III. Do verbo "transformou", o "o", que é um pronome, exerce a função de complemento.

IV. Se no texto estivesse escrito "Vivemos esta natureza...", além de outras transformações necessárias, o certo seria escrever "transformou-a", para se manterem as mesmas relações sintáticas do trecho original.

V. A forma "transformou" é de um verbo da primeira conjugação. 

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Tendo certeza de que o item V está correto, fica fácil marcar a opção correta.

    1ª conjugação – Terminação -AR
    2ª conjugação – Terminação -ER
    3ª conjugação – Terminação -IR


     Gab. D

  • Por que a II não está correta? Alguém poderia me ajudar?

  • A alternativa II não está certa porque o pronome "o"  do texto faz referência ao termo "mundo" que é objeto direto.

             O homem transformou o mundo.

     

    II- caso o sujeito desse verbo fosse feminino,  o certo seria escrever transformou-a  (ERRADO)

               A Humanidade transformou o mundo  (transformou-o)

     

    Bons estudos!

     

     

  • Muito Obrigada pelo esclarecimento, Robson! 

  • I. O "o", um pronome que se junta a "transformou", caracteriza um tempo verbal, o futuro do presente. INCORRETA! O verbo "transformou" está no Pretérito Perfeito do Indicativo.

     

    II. Caso o sujeito desse verbo fosse feminino, o certo seria escrever "transformou-a". INCORRETA! Porque o pronome oblíquo átono "o" se refere a "mundo" (substantivo masculino), independente do sujeito ser feminino.

     

    "O homem transformou-o até chegar a este ponto." ("o" - este mundo

    "Ela transformou-o até chegar a este ponto" ("o" - este mundo)

     

    III. Do verbo "transformou", o "o", que é um pronome, exerce a função de complemento. CORRETA! 

     

    "[O homem] [transformou]-[o] até chegar a este ponto."

      SUJEITO          V.T.D.     O.D.

    Transformou o quê? = "o" = este mundo = O.D.

     

    IV. Se no texto estivesse escrito "Vivemos esta natureza...", além de outras transformações necessárias, o certo seria escrever "transformou-a", para se manterem as mesmas relações sintáticas do trecho original. CORRETO!

     

    "[..]Vivemos esta natureza e ela só é assim porque o homem, [...], transformou-a até chegar a este ponto."

    "O homem transformou-a até chegar a este ponto." 

    Transformou o quê? = "a" - esta natureza - O.D.

     

    V. A forma "transformou" é de um verbo da primeira conjugação. CORRETO! 3ª pessoa do SINGULAR - Pretérito Perfeito do INDICATIVO

     

    GABARITO: D

  • Prabéns Camila.

    Explicação nota 10.

  • Encontram-se definidas três estruturas de conjugação: 
    1.ª conjugação para verbos terminados em –ar.
    2.ª conjugação para verbos terminados em –er.
    3.ª conjugação para verbos terminados em –ir.

  • I. O "o", um pronome que se junta a "transformou", caracteriza um tempo verbal, o futuro do presente.   (ERRADO)     OBS.  Caso o verbo estivesse no futuro seria uma mesóclise e não uma ênclise.

     

    II. Caso o sujeito desse verbo fosse feminino, o certo seria escrever "transformou-a".    (ERRADO)     OBS. O pronome oblíquo átano é complemento verbo, logo não pode ser o sujeito do verbo, nesse caso teria que ser o complemento verbo no feminino para ficar "A".

     

    III. Do verbo "transformou", o "o", que é um pronome, exerce a função de complemento.    (CORRETO)     OBS. Pronome oblíquo átono é complemento verbo do verbo.

     

    IV. Se no texto estivesse escrito "Vivemos esta natureza...", além de outras transformações necessárias, o certo seria escrever "transformou-a", para se manterem as mesmas relações sintáticas do trecho original.     (CORRETO)     OBS. Quando o seu complemento estiver no feminino, o pronome oblíquo será feminino também, pois o irá substituir

     

    V. A forma "transformou" é de um verbo da primeira conjugação.      (CORRETO)     OBS.  1) primeira conjungação. Terminado em AR. Transform"ar".

     

    Gabarito: D

  • Esta é uma questão que mobiliza conhecimentos como colocação pronominal e concordância. É preciso julgar cada item individualmente.

    I. O "o", um pronome que se junta a "transformou", caracteriza um tempo verbal, o futuro do presente.
    Incorreto. O "o" é um pronome oblíquo átono, mas sua presença não tem ligação com o tempo verbal empregado (pretérito perfeito).

    II. Caso o sujeito desse verbo fosse feminino, o certo seria escrever "transformou-a".
    Incorreto. Na frase, o sujeito é um sujeito desinencial expresso na forma verbal "(Nós) vivemos este mundo [...]". O pronome é um complemento verbal. Sendo assim, uma possível alteração no gênero do sujeito não impactaria no complemento verbal.

    III. Do verbo "transformou", o "o", que é um pronome, exerce a função de complemento.
    Correto. O "o" é um pronome oblíquo átono que complementa o verbo "transformar" e desempenha a função de objeto direto desse verbo.

    IV. Se no texto estivesse escrito "Vivemos esta natureza...", além de outras transformações necessárias, o certo seria escrever "transformou-a", para se manterem as mesmas relações sintáticas do trecho original.
    Correto. Nesse caso, o pronome deveria ser alterado para desempenhar a função sintática de complemento do verbo. Como o pronome retoma um substantivo masculino "este mundo", a modificação do gênero deveria ser acompanhada pelo pronome. 

    V. A forma "transformou" é de um verbo da primeira conjugação. 
    Correto. O verbo "transformar" é um verbo da primeira conjugação - ar.

    Como os itens corretos são o III, IV e o V, a resposta é a letra D.

    Gabarito da Professora: Letra D.