SóProvas


ID
2058805
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O organograma é o gráfico que representa a estrutura formal da empresa, isto é, a disposição e a hierarquia de seus órgãos. Ele pode ser horizontal ou vertical, mas em ambos os casos alguns cuidados devem ser tomados na sua elaboração. Leia as afirmativas a seguir.

I. Em estruturas muito complexas, pode-se utilizar o recurso de um organograma geral de toda a organização seguida dos organogramas detalhados de cada departamento.

II. O tamanho dos retângulos para cada órgão pode variar para cada nível hierárquico, porém, em um mesmo nível, o tamanho deve ser o mesmo.

III. Pode-se usar o recurso de diferenciação com cor (do fundo do retângulo ou das letras) para um órgão ou setor que se deseja destacar.

IV. O uso de abreviaturas e siglas deve ser evitado e, quando utilizado, o organograma deve ser acompanhado com a respectiva legenda.

V. Não se devem fracionar organogramas, ou seja, parte em uma folha e o restante em outra.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Todas corretas. Gab E.

  • Pelo amor de Jesus Cristo, alguém explica a relevância de um retângulo ser maior ou menor que o outro ?

    Aff ..

  • São características do Organograma, sendo que o tamanho do retangulo está ligado a um cargo superior. Existem diversas convenções formais, por exemplo no organograma norte-americano (muito utilizado no Brasil)

    a) o retângulo superior do organograma refere-se ao presidente (muitas vêzes são também representados nêle o Conselho de Administração - Board of Directors - e o presidente do Conselho - Chairman of the Board - a quem está subordinado diretamente o presidente); ou os cargos diretamente ligados à medula do organograma que tenham a mesma importância na hierarquia devem ser representados por retângulos de tamanhos idênticos;

    b) os retângulos ligados diretamente ao presidente, na medula do organograma, referem-se a vice-presidentes, que chefiam divisões (divisions) ou departamentos (departments);

    c) os retângulos ligados diretamente, na medula do organograma, aos mencionados em b referem-se a diretores ou gerentes (managers) que chefiam filiais, regiões ou distritos (branches, regions, districts);

    d) os retângulos ligados aos mencionados em c, também na medula do organograma, são referentes a supervisores ou chefes (supervisors, heads), que chefiam seções ou unidades (sections, units);

    e) as divisões dos retângulos mencionados em d são conhecidas como subseções ou subunidades, chefiadas por subchefes ou mestres;

    f) os retângulos ligados a "ramais" do organograma são ocupados por assistentes (assistants) ou comissões (committees).

  • CUIDADOS NA ELABORAÇÃO DO ORGANOGRAMA

     

    O uso de abreviaturas e siglas deve ser evitado e, quando utilizado, o organograma deve ser acompanhado com a respectiva legenda.

     

    Não se deve fracionar organogramas, ou seja, parte em uma folha e o restante em outra.

     

    Em estruturas muito complexas pode-se utilizar o recurso de um organograma geral de toda a organização seguida dos organogramas detalhados de cada departamento.

     

    O tamanho dos retângulos para cada órgão pode variar para cada nível hierárquico, porém, em um mesmo nível, o tamanho deve ser o mesmo.

     

    Pode-se usar o recurso de diferenciação com cor (do fundo do retângulo ou das letras) para um órgão ou setor que se deseja destacar

     

    Fonte: http://docplayer.com.br/813963-Representacao-de-processos-fluxograma.html

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgJOIAJ/cgp-organograma-fluxograma-qdt

     

     

  • Que Deus me ajude com uma questão dessas na hora da prova...

  • Estou para ver o dia q a fonte usada por essa banca será o yahoo! respostas