-
GABARITO D.
Ciências auxiliares da Arquivologia
• Diplomática – é o estudo de documentos quanto à sua autenticidade (o documento é verdadeiro?) e fidedignidade (possui fé pública?), além da sua estrutura formal.
• Paleografia – Técnica que habilita a decifrar documentos antigos. Estuda a história da escrita e a evolução das letras. Permite o conhecimento dos materiais (papiro, pergaminho, papel etc.) e dos instrumentos (cálamo, pena etc.) para escrever. O estudo da Paleografia propicia um melhor entendimento dos registros documentais para o resgate de fatos históricos.
Além delas, podemos citar mais duas ciências auxiliares:
• Heráldica – disciplina que estuda os brasões e emblemas.
• Genealogia – disciplina que estuda a origem, a ascendência e a descendência dos indivíduos e as relações entre famílias.
Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (Arquivo Nacional).
-
a) paleontologia - é a especialidade da biologia que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis.
b) arqueologia - é a ciência que estuda as culturas e os modos de vida das diferentes sociedades humanas - do passado e presente - a partir da análise de vestígios materiais. É uma ciência social que estuda as sociedades através de seus restos materiais, sejam estes móveis — como por exemplo um objeto de arte — ou objetos imóveis — como é o caso das estruturas arquitectónicas. Incluem-se também no seu campo de estudos as intervenções feitas pelo homem no meio ambiente.
c) caligrafia - é um tipo de arte visual. É muitas vezes chamada de a "arte da escrita bela".
d) paleografia - é o estudo de textos manuscritos antigos e medievais, independentemente da língua veicular do documento. Por extensão de sentido, a paleografia estuda a origem, a forma e a evolução da escrita, independentemente do tipo de suporte físico onde foi registrada, do material utilizado para proceder ao registo, do lugar onde foi utilizada, do povo que a utilizou e dos sinais gráficos que adotou para exprimir a linguagem.
e) datilografia - é a técnica de digitar sem olhar muito para as teclas e com certa velocidade.
-
GABARITO: LETRA D
Paleografia – Técnica que habilita a decifrar documentos antigos. Estuda a história da escrita e a evolução das letras. Permite o conhecimento dos materiais (papiro, pergaminho, papel etc.) e dos instrumentos (cálamo, pena etc.) para escrever. O estudo da Paleografia propicia um melhor entendimento dos registros documentais para o resgate de fatos históricos.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Resumindo:
Áreas científicas auxiliares para o melhor tratamento de seus acervos
- Diplomática – é o estudo de documentos quanto à sua autenticidade;
- Paleografia – Técnica que habilita a decifrar documentos antigos. Estuda a história da escrita (manuscrita) e a evolução das letras;
- Heráldica – disciplina que estuda os brasões e emblemas;
Bizu:
DiplomátTICa = AutenTICidade
PaleoGRAFIA = Escrita, manuscrito, papiro
Heráldica = Brasões e emblemas