SóProvas


ID
2075494
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II 
A inteligibilidade
  A imprensa, como veículo de interesses da coletividade, participou e participa decisivamente da propagação do futebol. A aceitação crescente desse esporte em nosso país fez com que os jornais, superando a fase inicial de certa indiferença, o reconhecessem como um conteúdo próprio à difusão em massa.
   [....] Em função do receptor (leitor de classes sociais distintas e de diferentes graus de escolarização), a narrativa esportiva apresenta um vocabulário reduzido e o mais corrente possível, para garantir a legibilidade do texto. O emissor, limitado a um código comum de um receptor de nível social médio, procura muito mais repetir modelos anteriores do que tentar novas realizações na potencialidade do sistema. Entre o normal (convencional) e o anormal (novo), o primeiro é o mais frequente na seleção vocabular, onde não se usa uma linguagem tão apurada. A sofisticação de alguns termos é resultante do espírito da época. Não é determinada por um receptor identificado com este código, como é o caso do editorial nos jornais. Trata-se apenas da utilização de um código que valorize o conteúdo, dando-lhe um pretenso caráter de seriedade.
(Maria do Carmo Fernandez)

Fazendo a relação entre os diversos elementos de comunicação citados no texto e a realidade da imprensa esportiva comum, a correspondência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

     

    a - a imprensa

    emissor = jogadores de futebol. 

    b - os leitores

    receptor = a imprensa em geral. 

    c - o vocabulario

     o código = estrangeirismos de língua inglesa. 

    d - meios utilizado para passar mensagem

    canal = visual ou auditivo. 

    e - informação passada

    mensagem = sentimento na transmissão. 

  • GABARITO: D


    A) EMISSOR= É Quem transmite a mensagem A IMPRENSA

    TRECHO do texto: emissor, limitado a um código comum de um receptor de nível social médio, procura muito mais repetir modelos anteriores do que tentar novas realizações na potencialidade do sistema)


    B) RECEPTOR= É quem recebe a mensagem OS LEITORES

    TRECHO DO TEXTO:  Em função do receptor (leitor de classes sociais distintas e de diferentes graus de escolarização), a narrativa esportiva apresenta um vocabulário reduzido e o mais corrente possível, para garantir a legibilidade do texto


    C) CÓDIGO= É como se transmite a mensagem, por textos, vários tipos de vocabulários, sinais etc..

    TRECHO DO TEXTO:  a narrativa esportiva apresenta um vocabulário reduzido e o mais corrente possível, para garantir a legibilidade do texto............O emissor, limitado a um código comum de um receptor de nível social médio (PERCEBA NESSA ÚLTIMA FRASE A SEQUÊNCIA: EMISSOR, CÓDIGO E RECEPTOR)


    D) GABARITO: CANAL (É O MEIO FÍSICO), NESSE CASO A IMPRENSA PODE USAR DE JORNAIS IMPRESSOS, OU NÃO. (AUDITIVOS OU VISUAIS).


    E) MENSAGEM INFORMATIVA (Tipo de mensagem), informativa, apelativa, etc...

    TRECHO DO TEXTO PARA ENTENDER...A imprensa, como veículo de interesses da coletividade, participou e participa decisivamente da propagação do futebol



  • Gabarito D

    Canal: Meio por onde a notícia é transmitida. Pode ser físico ou não, mas geralmente é físico. Ex: internet, televisão, rádio.. e também é visível ou audível, ou seja visuais ou auditivos.

    Essa resposta está mais subentendida do que especificada no próprio texto.

    Bons estudos. Não desistam!