SóProvas


ID
2092600
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre as categorias de decisões resultantes do processo decisório, qual é a categoria de decisão que se transforma em uma política da organização?

Alternativas
Comentários

  • As decisões programadas caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos.

    Quando a empresa enfrentou esses problemas pela primeira vez, muitos esforços foram dirigidos para sua solução. Quando foram resolvidos, provavelmente pensaram muito em como as mudanças poderiam ser rotinizadas. Quando um processo é produzido e gera soluções aceitáveis, a gerência cria um conceito matemático aplicado à administração (uma política da organização). Criada a variável matemática, gera-se uma repetição estatística, na qual uma solução aceitável será sempre encontrada.

    http://cead.ufpi.br/conteudo/material_online/disciplinas/pro_dec/uni04_dec_estru_02.htm

  • Interpretação.

    90% sabem que as decisões progamadas são aquelas já "padronizadas" por uma organização.

    Então: ....qual é a categoria de decisão que se transforma em uma política (padrão) da organização.

  • As decisões programadas são também chamadas de políticas, procedimentos, planos e rotinas. MAXIMIANO

  • decisão programada é aquela rotineira na empresa, do dia-a-dia, respostas satisfatórias e usualmente possui nível organizacional operacional, isto é, tomadas por gerentes e funcionários.

  • ATENÇÃO PARA OS SINÔNIMOS:

    Também chamadas de políticas, procedimentos, planos e rotinas.( MAXIMIANO)

  • Outra ação necessária para a implementação de estratégias é a utilização de políticas e planos operacionais.
    Maximiano (2006) define as políticas como decisões programadas que orientam outras decisões dentro da empresa. As estratégias relacionam a empresa com o ambiente, enquanto as políticas coordenam pessoas, atividades e decisões dentro da organização, para que seja possibilitada a realização das estratégias.
    As políticas devem sempre refletir os objetivos estratégicos da empresa, e servirem de orientação aos gerentes e demais funcionários, quando encontrarem-se em situações de tomada de decisão e julgamento.
    Assim, as políticas focalizam o comportamento dentro de cada área funcional e as relações da organização com funcionários, clientes, competidores, ou qualquer outro aspecto de sua atuação. (MAXIMIANO, 2006)
    Já os planos operacionais são instrumentos mais práticos de implementação estratégica. Cronogramas, decisões, orçamentos e outros tipos de planos, como normas e procedimentos, são todos reflexos de decisões sobre o futuro, procurando colocar em prática as estratégias da empresa. (MAXIMIANO, 2006)


    https://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/modulo-iv-implementacao-da-estrategia/politicas-e-planos-operacionais/

  • Dilna concurseira explicou bem.

  • Interpretação pura.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as categorias das decisões. Neste caso, marquemos a alternativa que contém a decisão que se transforma em uma política organizacional.

    Dos tipos de decisões

    Em termos gerais, há um consenso dentro da literatura especializadas quanto aos tipos de decisões, estruturados segundo as especificidades de cada problema a ser enfrentado. Vamos aos tipos de decisão.

    • Decisões programadas (estruturadas): são as decisões inerentes àqueles problemas já conhecidos, de certa forma, recorrentes. Já que a mesma situação surge repetidamente, as decisões para aquele tipo são sempre muito parecidas. Por assim dizer, existe um banco de decisões preparado para as situações problemáticas.

    • Decisões não programadas (não estruturadas): são decisões destinadas a situações inéditas na organização, e por isso, não são bem compreendidas, carecendo, assim, de estruturação. Dado o caráter singular, é preciso que agir de forma diversa das decisões programadas, demandando maior capacidade de análise do gestor.

    Podemos dizer, portanto, que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.