-
Alguém poderia explicar?
-
''Certo'' e ''feliz'' não se contrapõem, por isso a resposta da questão é aquela que sinaliza não haver contrariedade de ideias, a que descreve a falsa oposição. Os termos seriam contrários, teríamos de fato uma oposição, se a pergunta fosse indagada da seguinte forma: ''você quer estar CERTO ou ERRADO?''
Gabarito D
-
Marquei antitese paradoxal, na minha viagem eu entendi algo parecido com "você quer estar certo e triste ou feliz e errado"?
hehehe!
-
FGV SENDO ELA MESMA! VAI ENTENDER!!!!
-
A D está correta pq certo e feliz não exatamente opostos, pode alguém ser feliz e estar certo
-
“Você quer estar certo ou quer ser feliz”?
A) ERRADA. A antítese e o paradoxo expressam a oposição de palavras ou de ideias; não é o que vemos no período apresentado.
B) ERRADA. Pergunta retórica é uma interrogação que não tem como objetivo obter uma resposta, mas sim estimular a reflexão do individuo sobre determinado assunto. Na indagação citada, é possível esperar uma resposta do receptor da mensagem.
C) ERRADA. Ambiguidade é a possibilidade de um termo ser interpretado de mais de uma maneira. Não observa-se mais de uma interpretação para a citada indagação.
D) GABARITO. Falsa oposição é uma oposição que na realidade não existe. Podemos observar isto na pergunta, pois "alguém pode estar certo e ser feliz".
E) ERRADO. Paralelismo é o nome que damos à organização de ideias e expressões de estrutura idêntica. Não falta paralelismo sintático, uma vez que os conectivos ligam os fragmentos gramaticamente semelhantes. O paralelismo semântivo também pode ser entendido como correto, pois os termos "estar certo" e "ser feliz" representam uma coerência, pois podemos pensar: se estou certo, então estou feliz. Portanto, pode ser considerada uma sequência semântica lógica.
Fontes: http://portugues.uol.com.br/gramatica/antitese-paradoxo.html
https://www.significados.com.br/pergunta-retorica/
https://rachacuca.com.br/educacao/redacao/paralelismo/
-
GABARITO: D
“Você quer estar certo ou quer ser feliz”?
A frase citada acima não há ideias contrárias, por isso há uma falsa oposição.
-
CRÊEMDEUSPAI! VAI DE RÉ, SATÃ KKKKKKK
-
É possível estar certo e ser feliz ao mesmo tempo? Sim, é possível. Logo, não são ideias contrárias, pois uma não anula a outra.
A questão trabalha com uma falsa oposição que NÃO EXISTE.---> “Você quer estar certo ou quer ser feliz”
Gabarito D
-
Questão sacana, pois quem tem interpretação sabe que a frase quer sim que o "ou" dê ideia de exclusão, como se você precisasse escolher entre estar certo ou ser feliz. Nesse caso, não haveria falsa oposição na intenção do autor da frase.
-
É desanimador essa banquinha de fundo de quintal elaborando as provas do meu querido TRT 12.
-
Como disse a nossa colega Mariana, é possível estar certo e ser feliz ao mesmo tempo, ou seja, uma coisa não anula a outra. A oposição é falsa, uma coisa não tem nada a ver com a outra! Logo, o gabarito é letra "d". Questãozinha chata, né...
-
Hehehe, é o conselho que mais se dá para os homens quando discutem com suas namoradas/noivas/esposas.
Na vida real é uma antítese pois só é possível escolher entre dois extremos: ou certo e infeliz ou errado e feliz!!
mas como na língua portuguesa certo e feliz não são opostos, é uma falsa oposição!
-
Desde quando estar certo é oposicao a ser feliz??? Nao tem nada de falsa oposicao!!
-
Colega, Carlos Gondin, a sua explanação já ratifica o gabarito.
Exatamente por "estar certo e ser feliz" não serem oposição que são uma "Falsa oposição"
-
carlos gondin, se não há falsa oposição, então há uma verdadeira oposição. E é claro que certeza e felicidade não se pode dizer que caracterizam oposição verdadeira. Logo é falsa mesmo. Flávio Lima pontuou bem seu comentário. A letra D trata mais de raciocínio lógico do que de português e por isso muita gente cai. A questão está correta. Só uma observação: acredito que a letra C também responde.
-
Carlos gondin falou : "Desde quando estar certo é oposicao a ser feliz??? Nao tem nada de falsa oposicao!!"
Caro Carlos : o feliz(errado) é o oposto de certo. E o certo (infeliz) é oposto de feliz. A falsa oposição se dá pela troca de palavras.
Ela NÃO É ANTÍNTESE, pois precisaria estar escrita as palavras exatas: certo-errado / feliz-infeliz
Ela também não tem AMBIGUIDADE INTENCIONAL : Embora haja duplicidade de sentido nas palavras, e não ser construida com clareza,
além de sentido duvidoso, ELE FEZ ESSA TROCA DE PALAVRAS certo-errado / feliz-infeliz
-
Certo e/ou Feliz, não necessarimante são opostos. Portanto, é falsa afirmação.
-
Falsa oposição: porque você pode esta certo e ser feliz. Não é obrigatório, esta certo ou ser feliz.
-
O jogo de ideias estar certo/feliz não necessariamente são opostos, MAS, no campo da semântica, essas ideias podem expressar oposição a depender do contexto. Por exemplo, numa contenda de namorados em que um (querendo ser feliz) abre mão da razão/cede ao outro para evitar aborrecimentos maiores ou mesmo término do relacionamento (infelicidade). O segmento da questão não dá elementos suficientes para julgarmos, ou seja, não podemos afirmar se há ou não falsa oposição. O avaliador deve estar levando em consideração apenas o aspecto formal das palavras....
-
você quer estar certo ou gabaritar
-
Não há uma relação lógica no mundo real que diga que quem estiver certo vai estar infeliz. Logo, temos uma falsa oposição.
-
Vem cá...Essa questão é de Raciocínio Lógico?VTNC!
-
Eu posso ser feliz e estar certo ao mesmo tempo, uma ação não anula a outra e foi exatamente isso que a banca abordou, uma ideia de falsa oposição, marcada pela interrogação que permite escolher apenas uma.
LETRA D
APMBB