SóProvas


ID
2111002
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria da hierarquia das necessidades formulada por Abraham Maslow (1908-1970) sinaliza cinco níveis de necessidades, sendo que o nível denominado de “Estima” trata das necessidades de integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.

Alternativas
Comentários
  • 3 - Necessidades sociais: Ocorrem depois da satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança. Elas são as necessidade de afeto, amor, sentimento. Podem ser categorizadas por uma simples participação num grupo, ou clube, por exemplo. Todo ser humano precisa manter relações harmoniosas com os outros a fim de se sentirem parte de um todo. Esta poderia ser também considerada uma necessidade de aceitação.

    Fonte: portal-administração.com

  • Errado pois fazem parte das necessidades sociais. 

    Fonte: Chiavenato (2005) e Motta e Vasconcelos (2009).

    A base da pirâmide compreende as necessidades de nível baixo, que são as necessidades fisiológicas e de segurança; o topo da pirâmide é constituído pelas necessidades de nível alto, representantes da busca pela individualização do ser, são as necessidades sociais, de estima e de autorealização. À medida que um nível de necessidade é atendido, o próximo torna-se dominante. Motta e Vasconcelos (2009) exemplificam cada um dos níveis de necessidade na organização da seguinte forma:

    1. Funções Fisiológicas: as necessidades do corpo, ou seja, as condições básicas ao trabalho: equipamentos e remuneração.

    2. Segurança: ser concedido Planos de saúde ou benefícios.

    3. Sociais: Incluem a inserção em um grupo.

    4. Estima: Inclui fatores internos de estima como possuir Plano de carreira, etc.

    5. Auto-realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser: aprendizagem.

     

    Bibliografia:

    MASLOW, A. H. A Theory of Human Motivation. 1943.

  • Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.

     

    No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.

  • A teoria da hierarquia das necessidades formulada por Abraham Maslow (1908-1970) sinaliza cinco níveis de necessidades, sendo que o nível denominado de “Estima” (Social) trata das necessidades de integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.

    ➥Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

    Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).

    Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow:

    As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.

    As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.

    As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.

    A necessidade de estima envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.

    As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    ✿ Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • A presente questão trata da teoria de Abraham Maslow e apresenta uma afirmação para que seja realizado o exame de sua veracidade.

    Vejamos o inteiro teor da assertiva proposta:

    “A teoria da hierarquia das necessidades formulada por Abraham Maslow (1908-1970) sinaliza cinco níveis de necessidades, sendo que o nível denominado de Estima trata das necessidades de integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação”.

    De fato, consoante Maslow, temos um modelo piramidal para explicar a motivação, no qual constam as seguintes necessidades humanas, dispostas em ordem hierárquica: fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealização. Contudo, o equívoco reside em se afirmar que o nível denominado estima trata das necessidades de integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação, quando, na verdade, remete as necessidades sociais.

    GABARITO: ERRADO