MEMÓRIA CACHE: é a responsável entre o "auxilio" entre a memória RAM e a CPU (processador), é uma memória de alto desempenho e sua função é aumentar a velocidade no acesso aos dados contidos na memória RAM, basicamente, ela vai na memória RAM, pede a informação dela e volta com os dados para o processador executar a tarefa.
REGISTRADOR: pense no registrador também como uma memória de auxilio, só que dessa vez ele atua dentro do processador. Ele serve para acelerar uma tarefa, por isso, ele é uma memória pequena e muito cara, tal execuçao que ele ajuda no desempenho é de resgate a uma informaçao no HD para a execução de um programa. Exemplo: Os dados utilizados para a execuçao de um programa, são resgatados do HD e guardados no REGISTRADOR para que toda vez que o processador for executar uma tarefa, ele não precisa retornar ao HD para buscar a informação, tornando o processo muito mais rápido, lembrando que depois de usado, o dado irá retornar ao HD.
MEMÓRIA ROM é um tipo de memória do tipo não regravavel, ou seja, os dados insiridos nela, não poderão ser apagados, exemplo de memória ROM: CD-ROM (você pode apagar um dado de um CD-ROM? Não. Logo, é uma memória rom)
Vale ressaltar que já existem memória do tipo ROM que são regravavéis, são elas:
EPROM - utiliza raios ultravioletas para apagar os dados (a cada formataçao os raios precisam ser cada vez mais fortes para apagar as informações ali contidas)
EEPROM - utiliza pulsos elétricos para apagar os dados é a tecnologia mais nova (POSSIVEL QUESTAO DE PROVA)
BARRAMENTOS: Basicamente, é o responsavel pela conexão de um dispositivo à Placa Mãe. Exemplo: USB, VGA, HDMI, todos eles utilizam um barramento para entrar em contato com a placa mãe.
CABO FLAT cabo antigo, utilizado para fazer a conexão entre HD e placa mãe, os mais utilizados hoje em dia são do tipo SATA.
Espero ter ajudado na compreensão, e algum erro no que por mim foi citado, por favor, me corrijam.
Bons estudos e fé na caminhada