-
d) Behaviorismo
-
Uma questão um tanto duvidosa, visto que já existia uma concepção de psicologia enquanto conhecimento científico trazida por Wundt em suas pesquisas. Acredito que poderia ter recurso nesta questão.
-
Para Wolman, as ideias revolucionárias que trouxeram a psicologia definitivamente para o lado da ciência vieram da teoria da evolução e das grandes descobertas da neurofisiologia. Darwin é considerado o "avô do behaviorismo", ou seja, a teoria behaviorista se baseou na teoria da evolução, em relação as ideias análogas (parecidas) entre seleção de comportamento e seleção das espécies.
http://www.ufrgs.br/museupsi/dicotomia.htm
-
No material de estudo sobre história da psicologia tem a seguinte explicação:
"O associacionismo também contribuiu e foi base para a nova ciência Psicologia que nascia. Inspirada na filosofia empirista e
positivista, as ideias associacionistas privilegiavam a experiência como fonte de conhecimento. O associacionismo contribuiu muito
para que a Psicologia rompesse de vez com a Filosofia e se tornasse uma ciência autônoma, com objeto e método próprios de
investigação. As leis da associação (de ideias) surgem com Locke, prosseguem em Hume e as ideias de Wundt são amplamente
influenciadas por este pensamento."
As referências desse capitulo são:
Bock, Ana Merces Bahia; Furtado, Odair; Teixeira, Maria De Lourdes Trassi. Psicologias - uma introdução ao estudo de Psicologia.
São Paulo: Saraiva, 1999.
Schultz, D. P. & Schultz, S. E. História da Psicologia Moderna. 5 ed. São Paulo: Cultrix, 1998.
Pode-se deduzir através desse trecho que antes do behaviorismo a psicologia já era considerada como uma ciêcnia desprendida da filosofia.
-
Sim, realmente o associassionismo CONTRIBUIU para o status científico da psicologia. Mas, utilizando a sua citação Haynna Ramos percebe-se uma pequena sutiliza na informação que faz toda a diferença: " O associacionismo contribuiu muito para que a Psicologia rompesse de vez com a Filosofia e se tornasse uma ciência autônoma, com objeto e método próprios de investigação". Só que o enunciado da questão pede COM QUE PUBLICAÇÃO TEÓRICA FOI POSSÍVEL SEPARAR DEFINITIVAMENTE A PSICOLOGIA DA FILOSOFIA: logo foi com o behaviorismo...porque o associacionismo contribuiu com esse rompimento, mas quem o estabeleceu definitivamente foi o behaviorismo.
-
O termo "Behaviorismo" foi utilizado pela primeira vez em um artigo publicado por Watson em 1913 em que o autor postula o estudo do comportamento como objeto da Psicologia. (Bock, Psicologias).
-
Exceto as respostas que apenas são o gabarito colado aqui, os demais comentários foram muito construtivos. Obrigado!
-
Muitas vezes, responder corretamente uma questão não se trata de "ser mestre nos detalhes do assunto". Então não precisa divagar sobre a precisão histórica da questão, pessoal. Sendo bem prático: de todas as alternativas, qual a única que usou CLARAMENTE o método científico (controle, teste, reprodução etc.) em sua metodologia?
A) Gestalt
Não, pois não há foco na experimentação e controle de variáveis;
B) Psicanálise
Não, pois não o foco eram experiências da infância, impossíveis de repetir e cotrolar em laboratório;
C) Psicologia Analítica
Não, pois o foco era uma releitura histórico-mitológica da "mente coletiva" humana;
D) Behaviorismo
Gabarito, pois focou em controle de variáveis e experimentação controlada (método científico clássico);
E) Psicologia Humanista
Não, pois o foco era a percepção e releitura subjetiva do cliente de suas próprias experiências;
-
Queria dizer que a banca responsável por essa prova só pode ser formada por behavioristas, porque pra puxar a sardinha pro seu lado assim só sendo behaviorista. A questão é muito mal formulada e coloca no behaviorismo o status que na verdade foi gerado pelo associacionismo e estruturalismo.
Behaviorismo veio muito depois.