SóProvas


ID
215806
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à estrutura de interrupção dos processadores x86, pode-se afirmar:

I. A estrutura, em modo real, é baseada em uma tabela de 256 vetores de interrupção, localizada nos endereços de memória de 0 a 3FFh.

II. Vetor de interrupção, tanto em modo real quanto em modo protegido, é uma estrutura de dados de 4 bytes: 2 bytes para o seletor e 2 bytes para o offset que definem o endereço para uma rotina de tratamento de interrupção (ISR).

III. Existem três tipos de interrupção: exceções ou interrupções pré-definidas, interrupções por hardware e interrupções por software.

IV. A interrupção por hardware pode acontecer de duas maneiras: 1) execução da instrução int nn que ocupa dois bytes e 2) através do pino INT da CPU que, no PC, está ligado ao controlador de interrupções.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • http://wiki.osdev.org/Interrupt_Descriptor_Table

    • Maskable interrupt (IRQ): é uma interrupção de hardware que pode ser ignorada por configurar um bit em um registro da máscara de interrupção (IMR) bit-mask.
    • Non-maskable interrupt (NMI): é uma interrupção de hardware que carece um bit-mask associado, então isto nuca pode ser ignorado. NMIs são frequentemente usados por timers, especialmente por watchdog timers.
    • Inter-processor Interrupt (IPI): é um caso especial que é gerado por um processador para interromper outro processador em um sistema de multiprocessadores.
    • Software Interrupt: é uma interrupção gerada dentro de um processador pela execução de uma instrução. Interrupções de software são frequentemente usadas para implementar chamadas de sistema porque elas implementam uma chamada de subrotina com a mudança de nível da CPU.
    • Spurious Interrupt: (interrupção falsa) é uma interrupção de hardware que é indesejável. Elas são tipicamente geradas por condições do sistema, tais como interferência elétrica em uma linha de interrupção ou através de um hardware projetado incorretamente.