-
Em vez do escopo, o correto seria tempo.
-
Algumas das metodologias de elaboração do cronograma mais conhecidas incluem o método do caminho crítico (MCC) e o método da corrente crítica (CCM).
FONTE: PMBOK 5a. edição.
-
Ambas fazem parte da área de conhecimento Gerenciamento de Tempo
Método do caminho crítico: identifica a sequência de atividades na qual, caso uma delas atrase, todo o projeto estará atrasado, em outras palavras, a sequência das atividades que não tem folga.
Método da corrente crítica: aciona buffers de duração que são atividades sem trabalho para gerenciar incertezas. (3) tipos diferentes de buffers:
Buffer de projeto: incluído no final da corrente crítica para proteger a data alvo de término contra o seu desvio ao longo da corrente crítica.
Buffer adicionais ou de alimentação: inserido em ponto que uma cadeia de tarefas dependentes fora da corrente crítica para proteger a corrente crítica contra o seu desvio ao longo das cadeias de alimentação
Buffers de recursos: inserido antes de uma atividade da corrente crítica, onde é exigido um recurso crítico.
Fonte: http://escritoriodeprojetos.com.br/metodo-do-caminho-critico
-
Técnicas do processo "Desenvolver Cronograma"
- Cadeia crítica: limitação de recursos, criando buffers de tempo para incertezas.
- Caminho crítico: determina as folgas, duração mínima do projeto e o caminho com folga total nula.
-
Cespe esta curtindo cobrar esse tema...
duas questoes recentes
2016
Uma das ferramentas e técnicas utilizadas no desenvolvimento do cronograma de um projeto permite que a equipe crie buffers (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração recursos limitados e incertezas. Como é conhecido este método?
a) Método de Compressão do Cronograma.
b) Método do Gráfico de Gantt
c) Método da Corrente Crítica.
d) Método do Nivelamento de Recursos.
e) Método do Caminho Crítico.
2015
De acordo com o PMBOK, o caminho crítico de um projeto consiste no caminho mais longo de atividades e que determina a menor duração de um projeto.
Certa
-
Os dois métodos são utilizados para desenvolver o cronograma de um projeto (está dentro do gerenciamento do tempo do projeto).
O caminho crítico procura saber o menor tempo gasto num projeto percorrendo o caminho mais longo. Além disso, esse método não considera restrições ou limitações de recursos.
Já a corrente crítica considera, na análise do cronograma, as possíveis limitações (buffers). Ele deriva do método do caminho crítico, porém considerando a limitação de recursos.
-
GAB. ERRADO
O método CPM (Critical Path Method), também conhecido como o método do Caminho Crítico. Um diagrama CPM mostra cada passo de um projeto. Isso engloba todas as atividades do projeto, com o TEMPO ESTIMADO que cada atividade levará para ser finalizada, bem como a SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES e suas dependências, ou seja, quais são as atividades que devem estar prontas para que cada atividade possa começar.
FONTE: Material do Estratégia Concursos - Professor Rodrigo Rennó.
Ou seja, o Caminho Crítico utiliza técnicas de Tempo (Cronológicas) e não de Escopo.
-
e-
Ferramentas e Técnicas do Desenvolver o cronograma