03 (três) níveis de divisão da cultura organizacional:
1. ARTEFATOS,
2. VALORES COMPARTILHADOS;
3. PRESUPOSTOS BÁSICOS
Ø DICA: ARTE-VAL-COM-PRE-BÁSI
1. Artefatos: São visíveis, superficiais e perceptíveis. Quando eu penso em “artefatos” penso em antiguidades de colecionadores, como vasos antigos, por exemplo, que nada mais são do que artefatos da cultura que os produziu. Assim é certeza de acertar na prova: eles são visíveis!Representam o primeiro nível da cultura organizacional. Símbolos, heróis, lemas, eventos da organização são exemplos de artefatos. No caso da AMBEV, poderíamos pensar nos treinamentos dados ao funcionário para vender cada vez mais e nos prêmios em dinheiro e em benefícios para funcionários de alta performance. “Tudo aquilo que conseguimos perceber”
2. Valores compartilhados: Eles não são visíveis,pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o segundo nível da cultura organizacional e funcionam como justificativas para o seu comportamento. Como já vimos, o valor de agressividade e foco nos resultados é dominante na AMBEV. Esse é o famoso “aqui sempre fizemos dessa maneira”
3. Pressuposições básicas: É o terceiro nível da cultura organizacional, sendo o mais intimo,profundo e oculto da cultura. É aqui que se encontram as crenças inconsciente, percepções,tabus, sentimentos e pressuposições básicas que regem o pensamento das pessoas.
Gabarito: Letra C.