-
GABARITO (E) (Pronome pessoal reflexivo)
-
Por que não pode ser partícula apassivadora?
-
A Palavra Se
Pronome Reflexivo
A palavra se será pronome reflexivo quando indicar que o sujeito pratica a ação sobre si mesmo. Nesse caso, o verbo concordará com o sujeito.
Pronome Expletivo ou Pronome de Realce:
A palavra se será pronome expletivo, quando for usado apenas para reforçar a ideia contida no verbo, sendo, por isso, dispensável na frase. Ocorrerá o pronome expletivo com verbo intransitivo que tenha sujeito claro. Aparece, em geral, junto aos verbos ir, partir, chegar, passar, rir, sorrir, morrer. Novamente o verbo concordará com o sujeito.
Conjunção Subordinativa Integrante:
A palavra se será conjunção subordinativa integrante, quando iniciar oração subordinada substantiva, ou seja, oração que funcione como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal ou aposto.
Paz de Cristo.
-
GABARITO E
“(...) o cérebro não se (O CÉREBRO) desenvolve de maneira adequada."
O pronome "SE" retoma ao termo cérebro tornando assim reflexivo dizendo que o mesmo não tem desenvolvimento de maneira adequada.
Força, guerreiros(as)!!
-
Questão sem gabarito, na voz reflexiva temos uma ação verbal que o sujeito pratica sobre si mesmo, de forma a ser uma ação palpável. Na questão em tela não podemos conceber que o cérebro não desenvolve a si mesmo, desenvolver-se é uma ação resultante de outros processos, não uma ação pontual que pode ser praticada sobre seu próprio sujeito.
A partícula "se" em desenvolver-se serve como um apêndice da conjugação verbal, sendo parte integrante do verbo. Não existindo tal opção entre as alternativas podemos concluir que a questão não apresenta gabarito.
-
PRONOME REFLEXIVOS.
Se,si,consigo, e também as formas ME,TE,NOS e VOS,Quando indicam que a ação do verbo recaí na própria pessoa que a prática .
OBS: si e consigo ,são srempre reflexivos só podem ser usadas em referência ao próprio sujeito.
Seja forte e corajoso*
-
Questão de certo modo controversa, temos que entender que o pronome reflexivo reflete a ideia de um agente que pode executar a ação sobre si. O cérebro ele pode ser desenvolvido mas não desenvolver a si mesmo, ele recebe estímulos externos... Vai para o caderninho de análises
-
Tive dificuldade em aceitar o gabarito
"O cérebro não se desenvolve de maneira adequada."
desenvolver é VTD - precisa complemento, o que/quem?
Mas realmente não tem objeto direto, por isso não faz a inversão quando passado para passiva (o.d. virar sujeito)
De maneira adequada o cérebro não é desenvolvido.
O sujeito continua sendo o sujeito (cérebro)
Acho (talvez) que por isso não é alternativa A.