SóProvas


ID
223600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas a respeito dos dispositivos de proteção em instalações elétricas:

I - para o dimensionamento dos disjuntores sem compensação térmica, calibrados a uma temperatura de 25° C, a corrente máxima do disjuntor deve ser ajustada para 70% de sua corrente nominal;

II - um disjuntor tripolar poderá operar de maneira mono ou bipolar, em função de um determinado tipo de falta, após sua atuação;

III - o disparador termomagnético é responsável pela atuação do disjuntor para a proteção do sistema contra sobrecargas.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Errei esta questão, mas consegui algumas justificativas que esclarecem um pouco. Seguem:

     

    I - CORRETA, esses disjuntores, quando utilizados em ambientes com temperatura superior a 25°C, devem ter a sua corrente nominal corrigida a 70% de seu valor, devido ao efeito térmico duplo a que o bimetal é submetido, tanto pela temperatura ambiente, quanto pela dissipação de calor próprio produzido pela corrente de carga. (Foi a justificativa mais clara que consegui, embora não seja tão didática.)

     

    II - ERRADA, um disjuntor tripolar atua simultaneamente nos três polos, tanto no fechamento quanto na abertura.

     

    III - ERRADA, está imcompleta e, portanto, errada, pois o disparador térmico é responsável pela atuação do disjuntor para a proteção do sistema contra sobrecargas e o disparador magnético para proteção do sistema contra curto-circuito.

  • Complementando o colega sobre o item I, existem 2 tipos de classificação quanto ao tipo de construção do elemento térmico do disjuntor de baixa tensão, são eles:

    Disjuntores sem compensação térmica - são calibrados para operarem a uma temperatura de 25°C. Quando utilizados em ambientes com temperatura maior que 25°C, sua corrente nominal deve ser corrigida para 70% do valor original.

    Disjuntores tropicalizados - são calibrados para operarem a uma temperatura de 50°C ou 55°C, dependendo do fabricante. Quando utilizados em ambientes com temperatura maior que a de calibração, sua corrente nominal deve ser corrigida para 80% do seu valor nominal.

  • Estranho a 3 ser falsa, o disparador termomagnético é responsável pela atuação do disjuntor para a proteção do sistema contra sobrecargas e curto circuitos. porém não deixa de proteger contra sobrecargas , mesmo que a afirmação esteja incompleta não faz dela errada.