Gabarito: C
Estágio Operatório Concreto
Ocorre geralmente dos 6 aos 12 anos de idade. Após equilibrações sucessivas, há um desenvolvimento cognitivo das operações mentais das crianças, que vai pensando logicamente sobre eventos concretos, mas ainda possui dificuldades de lidar com conceitos hipotéticos e abstratos. Isso implica, dentre outros, na capacidade de combinar, separar, ordenar e transformar objetos e ações, bem como da noção de reversibilidade e o raciocínio silogístico(conexão de ideias).
A criança apresenta um declínio do egocentrismo, começa a se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança. Compreendem regras e estabelecem compromissos. Possuem uma linguagem socializada, mas ainda têm uma inabilidade em entender pontos de vista diferentes.
Assim, por meio das operações, os conhecimentos construídos anteriormente pela criança vão se transformando em conceitos.
Fonte: https://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/introducao-aos-estagios-de-desenvolvimento-de-jean-piaget © Psicologado.com
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO
-SENSÓRIO MOTOR 0-2 ANOS: exploração do meio através de movimentos. Utiliza um instrumento como meio de atingir um objeto. É a primeira inteligência, que é relativa ao movimento e à sencibilidade.
-PRÉ-OPERATÓRIO 2-7 ANOS: Egocentrismo, tudo deve ter uma explicação. Os movimentos fundamentais ficam MADURO aos 7 anos (movimentos manipulativos, equilíbrio, locomoção). Certas características limitam a possibilidade de trocas intelectuais equilibradas.
-OPERATÓRIO CONCRETO 7-12 ANOS: diminuição do egocentrismo, realiza operações matemáticas, compreender o ponto de vista dos outros e os próprios erros. Capaz de ordenar elementos por seu tamanho e consolida as conservações de número, substância, volume e peso.
-OPERATÓRIO FORMAL 12 ANOS- 16 ANOS: raciocínio dedutivo, eu e o objeto. Descentração é importante para compreender as transformações sucessivas da realidade em vez de um único ponto de vista.