-
Gabarito: E
- Tipos de Equipes Organizacionais:
De acordo com Robbins, existem quatro tipos principais de equipes:
• Equipes de soluções de problemas: São formadas geralmente por pessoas do mesmo departamento, que se reúnem para analisar melhorias de qualidade, no ambiente de trabalho ou de eficiência. Os membros trocam informação e sugerem alternativas aos problemas encontrados. Normalmente, essas equipes não contam com a autonomia para implementar as sugestões sozinhas.
• Equipes multifuncionais (cross-functional): Equipes formadas por membros de vários departamentos, normalmente do mesmo nível hierárquico, que se juntam para realizar uma atividade. Um exemplo desse tipo de equipe são as forças-tarefa.
• Equipes autogerenciadas: São formadas por funcionários que executam atividades relacionadas ou interdependentes. Esses membros da equipe tomam muitas das responsabilidades de um supervisor, pois planejam e distribuem as tarefas envolvidas no trabalho, controlam os resultados e chegam até a escolher os membros da equipe.
• Equipes virtuais: Os membros desse tipo de equipe utilizam as tecnologias de informação para trabalhar juntos e atingir seus objetivos. Através de instrumentos como e-mails, videoconferências e a internet, conseguem trocar informações e interagir. Essa forma possibilita que pessoas possam trabalhar de qualquer lugar do mundo. Pode conter apenas pessoas de dentro da mesma organização ou integrar pessoas de organizações diferentes.
Fonte: Administração Geral Para Concursos - Teoria e Mais de 800 Questões - Série Provas & Concursos - 2ª Ed. 2015
-
Equipes do tipo força-tarefa: são formadas para resolver assuntos específicos e operam temporariamente até que seus objetivos sejam atingidos.
Equipes multifuncionais: são as equipes formadas por colaboradores de diferentes perfís. A composição da equipe por membros de diferentes formações/áreas/ideias/etc. favorece o surgimento de ideias, a solução de problemas e a criatividade. Nestas equipes, as pessoas passam a ter que lidar com a diversidade de pensamentos, opiniões e comportamentos dos membros da equipe, o que pode gerar alguns transtornos a princípio, mas finda por gerar um ambiente propício à gestão de projetos, processos e à inovação.
Equipes de resolução de problemas e melhoria: são equipes formadas por um pequeno número de funcionários, geralmente de cinco a doze, que se reúnem algumas horas por semana para realizar o melhoramento de questões organizacionais ou a resolução de problemas. Elas fazem recomendações sobre como os processos da organização podem ser melhorados.
Equipe funcional-cruzada ou interfuncional: são equipes multifuncionais com membros de diferentes setores funcionais da organização (marketing, finanças, rh, etc.)
Equipes autogerenciadas: São equipes que geralmente possuem entre 10 e 15 membros, realizando trabalhos que são profundamente inter-relacionados ou até interdependentes. As equipes passam a assumir, assim, muitas das funções que anteriormente eram executadas pelos supervisores dos indivíduos.
-
I. A autogerenciada controla sua própria situação de trabalho.
II. A soluções de problemas é formada para tornar os processos mais eficientes.
III. A equipe do tipo força-tarefa é formada para eliminar um problema específico dentro da organização.
IV. A equipe do tipo multifuncional é composta por pessoas de diferentes áreas funcionais da organização.
V. Os membros da interfuncional dependem mais uns dos outros para realizar um trabalho.
-
GABARITO: E)