SóProvas


ID
2270551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação ao comportamento organizacional, julgue o item seguinte.


As crenças do indivíduo ou de um grupo sobre determinado tema, ou seja, seus princípios norteadores, são conhecidas como valores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    - Níveis da Cultura:


    A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    Artefatos: É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
    Valores: Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
    Pressupostos Básicos: São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

     

    Fonte: Administração Geral Para Concursos - Teoria e Mais de 800 Questões - Série Provas & Concursos - 2ª Ed. 2015

  • Valores = convicções básicas, crenças.

    FONTE: PROFESSORA ANDREIA RIBAS (GRUPO DE GESTÃO DE PESSOAS).

    GABARITO: CERTO

  • artefatos: estruturas e processos organizacionais visiveis.

    valores compartilhados: filosofias, estratégias e objetivos (justificações compartilhadas)

    pressuposições básicas: crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos.

    gab:C

  • Valores: Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

     

    CERTO. 

  • Gabarito: Correto.

     

    A cultura organizacional  costuma ser divida para fins didáticos em três níveis: artefatos, valores compartilhados e pressupostos básicos;

     

    Artefatos:  São estruturas que estão presente na organização  de forma visível, costumam ser fáceis de ver e de decifrar como por exemplo seu simbolos, imagens  e logotipos.

     

    Valores compartilhados:  São as crenças compartilhadas entre os membros de uma organização  tais quais como filosofia, estratégias e objetivos. 

     

     Pressupostos  Básicos: São fontes mais profundas de valores e ações, são crenças inconscientes, percepções , pensamentos e sentimentos. 

     

  • Discordo do gabarito. A questão está errada. Crenças e Valores são intitutos separados, na questão a banca iguala os dois.

    Crenças: verdades concebidas ou aceitas a partir da observação de fatos e pela convivência em um grupo de pessoas;

    Valores: elementos que determinam a importância das coisas. Os valores representam uma predeterminação consciente da ação das pessoas. Uma forma de identificar os valores de um grupo consiste na observação de como as pessoas do grupo ocupam seu tempo;

  • VALORES SÃO CRENÇAS BÁSICAS A RESPEITO DO QUE É IMPORTANTE E QUE CONSTITUEM GUIAS QUE ORIENTAM AS PRÁTICAS EM UMA ORGANIZAÇÃO (''princípios norteadores'').

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • GabaritoC

     

    Níveis da Cultura:


    A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    • Artefatos: É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
    • Valores: Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
    • Pressupostos Básicos: São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

     

    Fonte: Administração Geral Para Concursos - Teoria e Mais de 800 Questões - Série Provas & Concursos - 2ª Ed. 2015

  • Para Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos:

    1. Artefatos observáveis: caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca, etc.

    2. Valores: Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores e normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.

    3. Pressupostos básicos: Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representads pelo nível mais profundo da cultura, inconscientes, percepções e sentimentos.

    (Ribas e Salim, 2013, pg. 491).

    Ademais, a cultura é um fenômeno organizacional profundo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. Representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários, tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. Possui caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada, mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.

    (Ribas e Salim, 2013, pg. 487).

  • A escola cultural diz que o processo de planejamento  reflete as crenças e valores comuns dos membros da organização.

    Teoria e exercícios comentados
    Prof. Rodrigo Rennó
     

  • Gab: CERTO

    A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas que é compartilhada por todos os membros de uma organização. Refere-se ao sistema de significados compartilhados.

    Chiavenato, 2014. pág. 154.

    Erros, mandem mensagem :)