-
O clima é apenas parte do que é visível da cultura, a ponta do iceberg. Segundo a especialista, enquanto o clima organizacional é rapidamente mutável e retrata o humor da organização, a satisfação e nível de engajamento do momento, a cultura é estável e resistente à mudança. Ela retrata o conjunto de valores, o que acontece independente do ‘chefe estar olhando’, as regras não escritas. Ela dá às pessoas um senso de como se comportar. É resultado dos símbolos, heróis, rituais e, crenças, que definem o modo como a empresa conduz seus negócios.
Ferramentas de pesquisa que buscam mensurar Clima e a Cultura das empresas são distintas e específicas. Nesse sentido quando o assunto é clima as pesquisas costumam ser quantitativas e podem até ser feitas internamente. Enfatizam a percepção dos membros da organização quanto às práticas e procedimentos observados, mais próximos da superfície da vida organizacional.
Já as pesquisas relativas à cultura aportam um entendimento profundo dos porquês do funcionamento tácito da empresa, os significados individuais. O mapeamento da cultura tem um papel de diagnóstico, indicando quais os elementos vigentes que estão alinhados a estratégia planejada e o que funciona como freio, obstáculo.
Fonte: http://contadores.cnt.br/noticias/empresariais/2014/08/20/rh-diferenca-entre-clima-organizacional-e-cultura-organizacional.html
-
Clima Organizacional
É avaliativo e descritivo, uma vez que, além de poder ser descrito, pode ser avaliado quanto ao grau de intensidade dos itens que o compõem, por meio de pesquisa de clima organizacional.
Cultura Organizacional
Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização.
(Ribas e Salim, 2014)
GAB: LETRA C
-
O erro da III está nos "ritos de degradação"?
-
Errei por achar que Clima não possuia aspectos descritivos
-
Julio,
"Para Beyer e Harrison (1986), existem seis tipos de ritos nas organizações modernas. São eles, ritos: de passagem; de degradação; de confirmação;
de reprodução; para redução de conflitos; de integração. Os ritos são facilmente identificáveis, porém dificilmente interpretáveis.
• Ritos de passagem funcionam para criar e manter a cultura: normas e valores afirmados e comunicados de forma tangível e como
mecanismos de poder e de controle organizacional; processo e introdução e treinamento básico no Exército americano;
• Ritos de degradação: o processo de despedir e substituir um alto executivo;
• Ritos de confirmação: seminários para reforçar a identidade social e seu poder de coesão;
• Ritos de reprodução: atividades de desenvolvimento/treinamento organizacional;
• Ritos para redução de conflito: processos de negociação coletiva;
• Ritos de integração: festas de natal nas organizações, comemoração dos aniversariantes."
Texto retirando do livro de Ribas & Salin
-
Em relação ao item I :
O clima possui natureza avaliativa, podendo ser classificado como favorável ou não, enquanto a cultura é descritiva, objeto de constatação.
FONTE: FCC/2017 Q777856
bons estudos
-
cultura prescritiva
clima descritivo
-
O item I está correto.
Uma mesma situação existente na organização, num determinado momento, será percebida de maneira diferente pelos diversos grupos ou indivíduos. Nesse sentido, a Pesquisa de Clima Organizacionalproporciona resultados que possibilitam aferir o grau de interação positiva, negativa ou indiferente entre a organização e seus colaboradores. Uma pesquisa serve para subsidiar ações ou decisões no assunto a que se refere, permitindo assim a oportunidade de melhorias do clima.
O item II está correto.
Na concepção de Chiavenato (2010), os aspectos formais e informais da cultura organizacional podem ser analisados, classificados e detalhados em três níveis:
PRIMEIRO NÍVEL- artefatos visíveis: comportamentos e criações. Constituem o nível da cultura mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Incluem produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização.
SEGUNDO NÍVEL - valores compartilhados ou valores visíveis e conscientes: Correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade, à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas entre outros.
TERCEIRO NÍVEL - pressuposições ou premissas básicas: essas premissas dizem respeito ao que se pensa sobre a natureza humana, sobre a existência e as relações sobrenaturais, sobre o relacionamento com o ambiente, sobre a natureza das relações humanas e da intimidade entre as pessoas e da atividade humana, do trabalho e do divertimento, da realidade e da ética, os quais constituem o terceiro nível da cultura. Constituem o nível da cultura organizacional mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam.
(Continua...)
-
O item III está errado.
Ritos são elementos que constituem a cultura organizacional. São atividades relativamente elaboradas e planejadas que combinam várias formas de expressão cultural e muitas vezes têm consequências tanto práticas quanto expressivas. São praticados com a finalidade de perpetuar, no dia a dia, os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa.
Os mais comuns são:
Ritos de passagem: usados para facilitar a mudança de status, seja no caso de introdução, seja no treinamento de pessoal.
Ritos de degradação: usados para dissolver identidades sociais e retirar seu poder, como nos casos de demissão, afastamento de alto executivo, "encostar" alguém, denunciar falhas ou incompetências publicamente etc.
Ritos de reforço: celebração pública de resultados positivos, reforço de identidades sociais e seu poder.
Ritos de renovação: visa renovar as estruturas sociais e aperfeiçoar seu funcionamento, como programas de desenvolvimento organizacional, assistência ao empregado, team building, etc.
Ritos de redução de conflitos: usados para restaurar o equilíbrio em relações sociais perturbadas, reduzindo os níveis de conflitos e agressão, como nos casos de barganha coletiva.
Ritos de integração: encorajar e reviver sentimentos comuns e manter as pessoas comprometidas com o sistema social. Comumente usado nas festas de Natal, rodadas de cerveja, jogos.
O erro está no fato de o item III afirmar que somente é possível modificar a cultura mediante os ritos de degradação. Na verdade, quando se quer mudar a cultura de uma organização, é preciso mudar todo o sistema que a gerou e reforçá-la a partir dos hábitos e das tradições. Além disso, é necessário compreender que a mudança requer envolvimento de todos.
Gabarito: letra C.
Comentário Professor Mizael Monteiro
-
RESUMO:
CULTURA x CLIMA
Cultura
- Valores, padrões, normas
- Mais enraizado, profundo
- Descritivo
-- Cultura pode ser descrita, mas não avaliada (com aspectos positivos ou negativos)
- Pode ser:
-- Adaptativa ou não adaptativa
-- Mecanicista ou orgânica
-- Forte ou fraca
- Mais difícil de mudar
Clima
- Percepções, interpretações
- Mais superficial, passageiro
-- pois trata-se de um conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressão no comportamento
- Descritivo e Avaliativo
- Pode ser:
-- favorável ou não favorável
- Mais fácil de mudar
At.te, CW.
ANDREIA RIBAS & CASSIANO SALIM. Gestão de Pessoas para Concursos. 4ª edição. Editora Alumnos, 2016.
GAB C
-
Na II, o que quer dizer "aberto" e "fachado"?
"II. cultura engloba tanto aspectos formais, abertos, como aspectos fechados, tais como crenças e ideologias."
Conceitos abertos não seriam os subjetivos, e os fechados, os objetivos? Dessa forma, aspectos formais seriam conceitos fechados e crenças e ideolgoias seriam conceitos abertos, não?
-
Artefatos Observáveis -> formais e abertos
Valores -> informais e fechados
Pressupostos Básicos -> informais e fechados
-
O item I deveria ser clima psicológico.
Acho que está incorreto
Questão parecida
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/40dfa692-ed
-
Para resolvermos à
questão, vamos à análise dos itens:
I. CERTO. Clima
organizacional possui natureza descritiva e avaliativa, podendo ser aferido por
meio de pesquisa específica - Clima Organizacional pode
ser conceituado como um conjunto de percepções de um grupo em relação ao
ambiente de trabalho que se expressa em seu comportamento. Com isso, podemos
afirmar que o Clima é perceptível e reflete o momento de sua mensuração.
II. CERTO. Cultura
engloba tanto aspectos formais, abertos, como aspectos fechados, tais como
crenças e ideologias - Por Cultura Organizacional podemos
entender um conjunto valores, crenças e símbolos que representam um grupo ou
uma sociedade. A cultura está relacionada à forma como uma pessoa ou grupo
compartilha um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos mensuráveis ou
não dentro de uma organização. Essas premissas compartilhadas se expressam para
o mundo exterior de forma descritiva e de diversas formas com um entendimento
de algo enraizado, compartilhado, constatado no ambiente organizacional.
III. ERRADO. Apesar
da cultura organizacional ser mais estática que o clima organizacional, ela
pode ser modificada de várias formas que vão desde a necessidade de ajustes no
comportamento organizacional, até a mudança de hábitos e de tradições. Além
disso, a mudança de ritos requer um envolvimento de todos os membros dessa
organização e a compreensão da necessidade de mudança.
Portando, apenas os
itens I e II estão corretos.
Gabarito do Professor: Letra C.