-
Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia.
-
AMPLITUDE ADMINISTRATIVA/CONTROLE
Vasconcellos (1972:6) explica que quanto mais a firma cresce, mais empregados e supervisores são contratados, passando a estrutura a ter um número maior de níveis. Isto acontece porque existe um limite relativo ao número de pessoas que o chefe pode supervisionar eficientemente. Esse número é chamado de amplitude administrativa e pode variar caso a caso.
Oliveira (2000:200) concorda com Vasconcellos e afirma ainda que à medida que uma pessoa sobe numa estrutura organizacional, sua amplitude de controle torna-se menor. Ocorre também que, no mesmo nível hierárquico haverá uma considerável variação na amplitude administrativa. De qualquer forma existe relação entre amplitude administrativa e níveis hierárquicos, pois, quanto maior o número de subordinados do chefe, menor será o número de níveis hierárquicos, e vice-versa.
✿ Amplitude administrativa: também chamada de amplitude de controle ou, ainda, de amplitude de comando, representa o número de subordinados que um administrador possui sob sua supervisão.
Uma amplitude estreita (menor), com um maior número de níveis hierárquicos, produz uma estrutura organizacional alta e alongada (verticalizada). De forma contrária, uma amplitude larga (maior), com poucos níveis hierárquicos, produz uma estrutura organizacional achatada (horizontalizada).
Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online
-
CHIAVENATO (2013) = Amplitude administrativa
Em decorrência do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade, outro
aspecto discutido pelos autores neoclássicos é a amplitude administrativa. A amplitude
administrativa (amplitude de comando ou, ainda, amplitude de controle) significa o número
de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quando um administrador
tem muitos subordinados, ele tem uma grande amplitude de comando. Na prática,
a amplitude média adotada por uma organização determina a configuração geral de sua
30 Administração geral e pública n Chiavenato
estrutura organizacional. Uma amplitude média estreita com um maior número de níveis
hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada. Ao contrário, uma amplitude
média larga com poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional
achatada e dispersada horizontalmente.
A tendência atual nas organizações é de achatar e comprimir a estrutura organizacional
no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações.
-
Gab: B. no número de funcionários que se devem reportar a um administrador.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido no conceito de amplitude administrativa, devendo, portanto, ser marcada a alternativa com o conceito correto.
Para Chiavenato (2014, p. 93;168), a amplitude é um princípio que consiste em cada superior ter um certo número de subordinados. O superior tem pessoas para supervisionar, bem como as relações entre as pessoas que supervisiona. O número ótimo de subordinados varia segundo o nível e a natureza dos cargos, a complexidade do trabalho e o preparo dos subordinados.
Amplitude administrativa significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quando um administrador tem muitos subordinados, ele tem uma amplitude de comando ampla. Em que:
- Amplitude estreita com maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada.
- Amplitude larga com poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente.
Tendo as informações acima como base, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014