-
No universo da educação, especialmente no ambiente escolar a palavra didática está presente de forma imperativa, afinal são componentes fundamentais do cotidiano escolar os materiais didáticos, livros didáticos, projetos didáticos e a própria didática como um instrumento qualificador do trabalho do professor em sala de aula. Afinal, a partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática.Nesse contexto, a Didática enquanto campo de estudo visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor, aluno e a matéria a ser ensinada. Ao investigar as relações entre o ensino e a aprendizagem mediadas por um ato didático, procura compreender também as relações que o aluno estabelece com os objetos do conhecimento. Para isso privilegia a análise das condições de ensino e suas relações com os objetivos, conteúdos, métodos e procedimentos de ensino. Resposta: Certa!!!!
-
A didática também pode ter um enfoque sócio-político, onde busca transformações e mudanças estruturais na sociedade de forma geral. Ela deve ter um objetivo: Para que se ensina? O que se ensina? Como se ensina?
A transformação da sociedade em democrática estabelece politicas que colaborem para a valorização da sociedade e redução das desigualdade. A democratização da escola depende da qualidade na ação pedagógica, e a qualidade na ação pedagógica tem a ver com o planejamento do professor.
Fonte: Apostila gran cursos (professora Telma Freires)
-
Componentes da Didática:
-Professor=quem?
-Aluno=para quem?
-Objetivos=por que ensinar?
-Método=como?
-Ambiente=onde?
-
cespe sendo cespe.... :(
-
Questão clara e objetiva sobre Didática:o quê, como e para quê
Certo