-
Gabarito CERTO
duopólio de Bertrand – Concorrência via preço
Independe do número de firmas.
Sem comunicação entre elas
O produto produzido é homogêneo
O preço é constante para ambas
As firmas competem por meio da produção (quantidade)
Há decisões simultâneas
Equilíbrio no modelo Bertrand: P = Cmg.
OBS: é um oligopólio economicamente eficiente (pois P = Cmg, nesse caso há maximização dos excedentes).
bons estudos
-
Exatamente como o colega Renato . muito bem já explicou e sempre com comentários muito bem escritos. Parabéns companheiro.
Â
Assim como na concorrência perfeita, o duopólio de Bertrand (concorrência via preço) é o tipo de oligopólio economicamente eficiente, uma vez que o p=cmg. Item C.
-
Gabarito: CORRETO
A hipótese básica do equilíbrio de Bertrand repousa sobre a ideia de que a firma, ao decidir quanto vai produzir, considera fixo o nível de preço da firma concorrente. Veja que as linhas gerais são as mesmas de Cournot, com a diferença de que, neste caso, o foco passa a ser o preço em vez das quantidades.
O equilíbrio do duopólio de Bertrand mostra uma conclusão bastante interessante. Imagine uma firma que fixa um preço abaixo do preço da outra firma. Como estamos trabalhando com a suposição de um duopólio e de um produto homogêneo, é natural que, ao fixar um preço abaixo da firma concorrente, ela capture todo o mercado consumidor para si. A resposta da concorrente será na mesma moeda: ela baixará o preço para recuperar o mercado.
Esta guerra de preços vai durar até o ponto em que as firmas estiverem igualando o preço do produto ao seu custo marginal, e isto representará o equilíbrio no duopólio de Bertrand.
Fonte: Profº Heber Carvalho. Estratégia Concursos.
-
como assim "o preço PAGO pelas firmas"? Nao é o preço cobrado pelas firmas? Alguem sabe explicar?
-
Eu também não entendi esse: "preço pago pelas firmas"....
-
É o mercado que se comporta da mesma maneira que a concorrência perfeita, ou seja, P = Cmg na maximização de lucros. P = preço, Cmg = custo marginal.
GABARITO: CORRETO
-
Perfeito!
O duopólio de Bertrand é aquele que as firmas concorrem via preço e não via quantidade.
Assim, como as concorrentes produzem bens homogêneos, uma sempre terá incentivo para reduzir o preço minimamente e obter toda a demanda para si.
Ocorre que a outra também responde com isso e, então, o equilíbrio se dá apenas quando o preço se iguala ao custo marginal.
A partir daí, nenhuma das concorrentes reduz o preço porque reduzir abaixo do custo marginal significa ter prejuízo.
Resposta: C