Letra b)
Temos 3 tipos para o ensaio triaxial
Triax UU (Unconsolidated Undrained) - não drena antes e não drena durante ensaio compress. >>>tensões totais
Triax CU (Consolidated Undrained) - drena (adensa) antes e não drena durante ensaio compress. >>> tensões totais e efetivas
Triax CD (Consolidated Drained) - drena antes e drena durante ensaio compress. >>> tensões efetivas
O ensaio Triaxial - CU determina parâmetros de deformabilidade do solo, coesão e ângulo de atrito (neste caso = 0) simulando uma situação de um solo que está consolidado no local quando o mesmo está submetido a uma carga atuando por um tempo curto (sem tempo para adensamento).
Material que mostra o uso dos 3 ensaios em diversas situações:
http://files.ilcoribeiro.webnode.com.br/200000129-11ace12a68/Aula%2013_Aplica%C3%A7%C3%A3o%20do%20ensaio%20de%20cisalhamento.pdf
GAB-B
triaxial normalmente adensado, não drenado.
O Ensaio Triaxial do tipo adensado e não drenado é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas ou deformadas. O ensaio consiste em colocar a amostra em câmara de ensaio envolta por uma membrana de borracha.
O ensaio é feito através de aplicação de incrementos de carga de duração de 24 horas cada, onde se monitoram as deformações em intervalos de tempo normatizados. Os incrementos de carga seguem a seqüência de 0.125, 0.25, 0.50, 1.0, 2.0, 4.0 e 8.0 kgf/cm².
A ruptura de um solo, representada de maneira ideal, se produz por cisalhamento ao longo de uma superfície de ruptura, ocorre o deslizamento de uma parte do maciço sobre uma zona de apoio que permanece fixa.
GAB-B