SóProvas


ID
239413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da demonstração do valor adicionado (DVA), julgue os
itens a seguir de acordo com os atuais pronunciamentos contábeis
brasileiros.

A elaboração da DVA está fundamentada nos princípios fundamentais de contabilidade, proporcionando aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à parcela de contribuição que a entidade tem na formação do produto interno bruto.

Alternativas
Comentários
  • A exigência de elaboração da DVA está prevista na Lei das Sociedades por Ações, em seu art. 176, alteração trazida pela Lei 11.638/2007, nada tendo com os principios contábeis.

  • Segundo a NBC T 3.7

     

    1. A DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar, eliminados os valores que representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB). Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período. 

     

     

  • ERRADO

    PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 09 - Demonstração do Valor Adicionado

    Características das informações da DVA
     
    10. A DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar, eliminados os valores que representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB). Essa demonstração apresenta o quanto a entidade agrega de valor aos insumos adquiridos de terceiros e que são vendidos ou consumidos durante determinado período.
     
    11. Existem, todavia, diferenças temporais entre os modelos contábil e econômico no cálculo do valor adicionado. A ciência econômica, para cálculo do PIB, baseia-se na produção, enquanto a contabilidade utiliza o conceito contábil da realização da receita, isto é, baseia-se no regime contábil de competência. Como os momentos de realização da produção e das vendas são normalmente diferentes, os valores calculados para o PIB por meio dos conceitos oriundos da Economia e os da Contabilidade são naturalmente diferentes em cada período. Essas diferenças serão tanto menores quanto menores forem as diferenças entre os estoques inicial e final para o período considerado. Em outras palavras, admitindo-se a inexistência de estoques inicial e final, os valores encontrados com a utilização de conceitos econômicos e contábeis convergirão.
  • A questão está ERRADA, pois, a DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, cujo objeto visa a PRODUÇÃO;e não em principios da Contabilidade. Porem, tambem pode ser enxergada sob a otica Contábil, que visa a RECEITA, tendo por base o Principio da Competencia.