SóProvas


ID
2399599
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O esquema estabelecido para a sequência de operações intelectuais e físicas, que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora, adotado em arquivos permanentes, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • QUADRO DE ARRANJO:É O INSTRUMENTO TÉCNICO USADO PARA A CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS EM ARQUIVOS.                               FONTE:PRÓPRIA DOS ALUNOS DO QC!!!

  • Plano de classificação – na organização de um arquivo, é um plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente

    plano de destinação - É o conjunto de instrumentos que permite que, em decorrência da avaliação, se encaminhe os documentos à guarda temporária ou permanente, à eliminação e/ou à reprodução.

     

  • Arranjo

    Consiste na reunião e ordenação dos conjuntos documentais de acordo com a estrutura administrativa que os originou ou conforme as funções ou atividades executadas por essa entidade.

     

    Altenativa B

     

    Fonte: A casa do concurseiro.

  • LEMBREM-SE: Arranjo = Organização 

  • GAB B  

     

    São Instrumentos utilizados para classificar os documentos:

     

    Plano de classificação: Fase corrente e intermediária

    Quadro de arranjo: Fase permanente

  • QUADRO DE ARRANJO

    Esquema estabelecido para o arranjo dos documentos de um arquivo a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo. Expressão adotada em arquivos permanentes.



    PLANO DE CLASSIFICAÇÃO

    Esquema de distribuição de documentos em classes de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.


    ARQUIVAMENTO

    Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos.

    Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento cessada a sua tramitação



    DESTINAÇÃO

    Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.




    UNIDADE DE ARQUIVAMENTO: menor conjunto de documentos reunidos de acordo com o arranjo estabelecido. Ex: Pastas, Maços;


  • Gabarito B.

    ARRANJO: É a possibilidade de quando na escolha do método de arquivamento, definir um método principal e métodos auxiliares para a organização da documentação e pode ser utilizada antes de os documentos serem acondicionados no arquivo. Ao se escolher o método de arquivamento a ser utilizado, o responsável pode combinar quantos métodos forem necessários para bem organizar seus documentos.

    Nas idades corrente e intermediária é chamado de arranjo funcional, já na idade permanente é chamado de arranjo estrutural/quadro de arranjo (organograma).

    Quadro de Arranjo/Arranjo estrutural: Descrição, Publicação, Conservação e Referência. Em sua essência, funciona como o código ou plano de classificação, e tem a função de estabelecer um critério para a organização lógica dos documentos. Contudo, seu objetivo é mostrar essa organização, bem como a relação entre os documentos, para o usuário final, que é o pesquisador e o cidadão.

    Adotado na fase permanente, é o esquema estabelecido para a sequência de operações intelectuais e físicas, que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora.

     

    Bons estudos!

  • Arranjo é uma atividade técnica e intelectual semelhante à classificação. Porém, com uma diferença importante: o arranjo é realizado na fase permanente. O instrumento oriundo é o quadro de arranjo constituído ora pela forma orgânico-estrutural, ora de acordo com as classes e subgrupos destinados à fase permanente do plano de classificação.