SóProvas


ID
2401342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1CCC
A Antiguidade Clássica construiu os alicerces sobre os quais se erigiria a Civilização Ocidental. O longo período que se segue à desintegração do Império Romano, a Idade Média, viu florescer um sistema baseado na terra e em relações sociais servis, quando o poder político se fragmenta e a Igreja Católica torna-se culturalmente hegemônica. O início dos tempos Modernos assinala a expansão europeia, de que decorreu a incorporação da África e da América à história do Ocidente. A partir da Revolução Industrial, o capitalismo tende a unificar o mundo, mas gera conflitos e oposição, de que seriam exemplos marcantes as duas guerras mundiais do século XX e a Revolução Russa de 1917. No Brasil, a “República que não foi” atravessa o século XX e chega ao século XXI entre avanços e recuos, alternando estabilidade com contextos de severas crises.

Tendo as informações do texto 15A1CCC como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial e do Brasil, julgue o item a seguir.

Filosofia, teatro e democracia formam, entre outros aspectos significativos, o extraordinário legado cultural da Grécia Antiga para o Ocidente.

Alternativas
Comentários
  • gabarito CERTO

    As principais heranças dos gregos foram:

    >CIDADANIA

    >DEMOCRACIA

    > FILOSOFIA

    >TEATRO

    >ARTE

  • O legado cultural da Grécia Antiga estabeleceu valores culturais determinantes na vida no Ocidente. A democracia, o Teatro, a Filosofia e diversos parâmetros educacionais foram criações que deixaram marcas simbólicas ou literais permanentes na história do mundo ocidental.
    Há muitos elementos físicos – construções, obras de arte, fósseis, restos , entre outros, de muitas civilizações que nos precederam. No entanto, a presença dos gregos , assim como dos romanos, vai bem além de estátuas , templos e peças de museu. Muitas vezes falamos, pensamos, agimos ou avaliamos a vida e as pessoas a partir de parâmetros que não sabemos mas, herdamos dos gregos antigos.
    Quando, por exemplo,  falamos a frase “Fulano é tão lindo/a mas meu Deus, é uma pena, pois é uma péssima pessoa", utilizamos o conceito grego de fusão da ética e da estética. Isto é, o que é bom é naturalmente belo e a beleza não abriga a maldade. Por conseguinte, a pessoa má será fisicamente feia. Daí a “ incredulidade" que demonstramos! Como um “fulano lindo" pode ser uma “péssima pessoa".
    Muitos parâmetros artísticos ainda podem ser relacionados à chamada arte clássica (greco-romana). Em muitos idiomas ocidentais há expressões, palavras, prefixos e sufixos que vem do grego clássico. A ideia de comédia e tragédia nasceu na Grécia. O que é filosofia pode ser explicado através da cultura grega. A democracia ocidental tem sua origem remota na estrutura de Atenas do século V a.C.. Parâmetros de beleza física e de erudição   são também herdados da rica e variada cultura grega antiga.

    Não há dúvidas acerca da veracidade da afirmativa e, o tema tratado faz parte do currículo de ensino de História na escola básica. 

    Gabarito do professor:  CERTO.
  • Atenas > Berço da filosofia ocidental e da democracia. Valorizava a arte, literatura, teatros, artesanato e ect.

    pmal2021

  • "Grécia, Berço da civilização ocidental"

  • DEMOCRACIA ERA ATENIENSE, OS GREGOS EM SI NÃO ERAM DEMOCRATAS, TINHAM A OLIGARQUIA, MONARQUIA E A TIRANIA.

    DIZER QUE OS GREGOS DEIXARAM A DEMOCRACIA COMO HERANÇA É UMA GENERALIZAÇÃO QUE AO MEU VER NÃO CABE.

    MAAAS COMO DIZEM NÉ: NÃO ADIANTA BRIGAR COM A BANCA!

  • Os gregos deram origem à cultura ocidental ao inventar a cidadania, a democracia, a filosofia, a geometria e o teatro.