-
Gabarito Errado.A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Neste modelo tenta?se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.A lógica deste modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!A estrutura matricial foi uma tentativa de conciliar uma estruturarígida e hierárquica a uma maior flexibilidade, cada vez mais necessária nestes tempos de muitas mudanças no contexto das organizações.A estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo.Rodrigo Rennó- http://www.euvoupassar.com.br
-
O item está errado em inserir a informação das "filiais em diversas cidades ou países". Esta informação caracteriza que a estrutura é geográfica, logo não cabe afirmar que a estrutura é funcional ou de projetos.
Espero ter esclarecido! rss
-
errado, a questão trás um conceito de departamentalização territoral,
Departamentalização Territorial ou Geográfica
A departamentalização geográfica é interessante quando a empresa está distribuída em
um território muito grande. Neste caso é importante a empresa descentralizar recursos
específicos para cada região. Outro aspecto é a necessidade de acesso a matérias?primas,
mercados consumidores e pessoal qualificado.
Os administradores ficam especializados nas demandas e especificidades de cada
região. Uma empresa poderia ter gerência da região Sul, da Região Sudeste, Nordeste, etc.
-
O fato de empresas terem filiais em diversas cidades ou países não faz NECESSARIAMENTE ela escolher por uma uma estrutura matricial global (dupla linha de autoridade geográfica e de produto, por exemplo). Ela poderia escolher por uma estutura divisional baseada geograficamente. Muitos fatores contingenciais influenciam na escolha da estrutura da organização. Estratégia, ambiente, tecnologia, enfim...
-
Em uma Organização que tenha filiais em diversas cidades ou países, a Estruta Geográfica é a mais adequada. Entretanto, é importante ressaltar que o modelo citado, acaba enfraquecendo a especialização, embora seja o melhor modelo para organizações com bases nacionais.
-
A estrutura matricial é indicada para organizações que precisam lidar com grande número de projetos específicos.
A estrutura que deve ser adotada em virtude de a empresa possuir filiais em diversas cidades ou países é a departamentalização por localização geográfica.
Errado.
Bons estudos!
-
Há confusão quanto a necessidade de se adotar departamentalização. Apesar de está certo o dito sobre departamentalização matricial (união entre departamentalização funcional + departamentalização por projeto) não é correto dizer que filiais em diversas cidades ou países referem-se estrutura matricial.
-
O fato de dizer que são necessárias filiais em diversas cidades ou países, deixou o item errado. No mais estava tudo certo o conceito de depart. matricial.
Portanto ERRADO.
-
Gabarito: ERRADO
Mais especificidade meus colegas.
O erro da questão realmente se encontra no fato de que a estrutura matricial, composta pela funcional + a de projetos, não se refere às filiais (critério geográfico), mas a projetos específicos, temporários e multidiciplinares.
Como ninguém ressaltou, faz-se necessário destacar que:
* O critério matricial, GERALMENTE, é a soma do funcional com a de projetos ou divisional (produtos ou serviços), mas nada impede que seja a soma do funcional com qualquer outro critério de departamentalização.
* O critério matricial, NÃO NECESSARIAMENTE, será o FUNCIONAL, antes de tudo. Poderá ser qualquer outro, apesar de ser mais comum que seja o funcional.
CONCLUSÃO: A questão estaria correta se falasse que o critério matricial é a soma do FUNCIONAL com a necessidade de foco nos CLIENTES ou PRODUTOS ou PROCESSOS ou GEOGRÁFICO ou PROJETO.
FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO.
-
Para complementar, Chiaveneto classifica a estrutura organizacionais divididas em filiais como divisional (os departamentos são agrupados em divisões separadas e auto-suficientes, baseadas em um produtocomum, projeto, programa ou região geográfica; está baseada em habilidadesconjuntas, em produtos/serviços, clientes e em processos)
-
divisional e funcional
-
Gente, uma coisa, está correto dizer "departamentalização" matricial? Até onde estudei "matricial" é uma forma de estrutura organizacional, algo que diz respeito à como se dá a divisão de autoridade, como será a hierarquia, como fluirá a comunicação. Já os tipos de departamentalização dizem respeito a forma como a organização como se divide o trabalho, como é a organização horizontal da empresa. Além dos meus estudos, trabalhei com o livro de Rodrigo Rennó (Administração Geral para Concursos, 2ª ed., p. 116, 120 e 123).
-
Falar departamentalização matricial se torna mais genérico porque aí, podem surgir vários outros tipos de departamentalização... O que a gente tem visto na maioria das bancas é esse posicionamento, então não precisa se assustar com o termo, Ely Filho.
-
A EXISTÊNCIA DE FILIAIS NÃO É CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA INSTITUIR UMA ESTRUTURA MATRICIAL...
GABARITO ERRADO
-
-
Estrutura matricial é indicada para organizações que precisam lidar com grande número de projetos específicos.
A estrutura que deve ser adotada em virtude de a empresa possuir filiais em diversas cidades ou países é a departamentalização por localização geográfica. Errado.
-
A departamentalização GEOGRÁFICA, por meio da qual se unem a estrutura funcional e a de projeto, é necessária em razão de as instituições terem, atualmente, filiais em diversas cidades ou países
-
Realmente, a departamentalização matricial é aquela que se unem a estrutura funcional e a estrutura de projeto. Todavia, quando se fala em filiais em diversas cidades ou países, trata-se de departamentalização geográfica.
-
Item ERRADO.
A estrutura matricial é um modelo misto, conjugando a estrutura funcional com a estrutura horizontal, normalmente referindo-se a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Assim, nessa estrutura, o funcionário reporta-se a dois chefes, não havendo unidade de comando na estrutura matricial. É a chamada autoridade dual.
A estrutura matricial é utilizada para atender a negócios ou projetos que necessitem de pessoas que tenham vários perfis diferentes.
O enunciado trouxe a característiva da departamentalização geográfica, quando a empresa está distribuída em um território muito grande. Neste caso é importante a empresa descentralizar recursos específicos para cada região.
-
ERRADO
Matricial : resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.