SóProvas


ID
241039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à administração de recursos materiais, julgue os itens a
seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.
Em um hospital, o médico de plantão, em 13/10/2010 prescreveu o medicamento A para determinado paciente. Em 14/10/2010, um segundo médico prescreveu, para o mesmo paciente, embora não tenha havido qualquer alteração em seu quadro clínico, o medicamento B, que apresenta a mesma indicação e o mesmo efeito do medicamento A.
Nessa situação hipotética, do ponto de vista exclusivo da gestão de materiais, a adoção de apenas um dos medicamentos pelo hospital facilitaria sua normalização.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a padronização dos itens facilita sua normalização, haja vista que preenchem os mesmos requisitos. Claro que se for um hospital, isso teria que ser melhor discutido, não do ponto de vista da gestão de materiais, mas dos médicos. Afinal, nós leigos, não conseguimos entender porque para problemas iguais eles receitam remédios que, por vezes, só uma marca atende as especificações.

  • Normalização em termos de empresa, destacam-se, entre outras, as seguintes vantagens: maior segurança e menor possibilidade de diferenciação pelo uso de produtos normalizados, simplificação, intercambialidade, comunicação, economia geral e etc..
    A norma é fruto do consenso, de acordo firmado entre partes. O homem fica sempre condicionado às regras que estabelece e aos padrões que cria.
  • Padronização/Normalização são subsistemas utilizados com o objetivo de obter um menor número de variedades existentes de determinado tipo de material, por meio de unificação e especificação dos mesmos, propondo medidas de redução de estoques.
  • Sendo os medicamentos A e B empregados para uma mesma finalidade,  ocorreria a Simplificacao (reducao)
    Logo, a simplificacao facilita a normalizacao (que eh uma prescricao de como o material deve e quando deve ser utilizado). Muitos materias com a mesma finalidade daria muito mais trabalho para normalizacao, alem de desnecessarios.  Para que ter 2 materiais diferentes que realizam a mesma coisa? 
    Classificacao de materias se resume a : 
    Catalogacao/Simplificacao/Especificacao/ Normalizacao/Padronizacao/Codificacao. 
  • Acredito que esta questão saiu diretamente do livro do Chiavennato, "Administração de Materiais". Segue o conceito apresentado para Simplificação:

    "Simplificação: significa a redução da grande diversidade de itens empregados para uma mesma finalidade. Quando existem duas ou mais peças para um mesmo fim, recomenda-se a simplificação: a escolha pelo uso de apenas uma delas. A simplificação favorece a normalização."
  • GABARITO: CERTO

    Simplificação: consiste em reduzir a grande variedade de itens existentes quando eles tem a mesma finalidade. Por exemplo, se a empresa tem dois materiais que fazem exatamente a mesma coisa, seria bom escolher a penas um deles. Isso facilitará a normalização.

    - Normalização: todo material tem um propósito. Serão descritas todas as suas diversas aplicações nesta etapa.

    Pois bem, quando os medicamentos A e B possuem a mesma ação e mesmo resultado, sendo receitados para o mesmo caso clínico, seria interessante que a organização simplificasse seu estoque, elegendo apenas um dos materiais para atendimento da demanda dos pacientes. Esta etapa é a chamada Simplificação.

    Preste bem atenção: o enunciado descreveu o processo de simplificação. Mas, ao realizar este procedimento, o hospital terá facilitado (foi a palavra usada pela banca) a normalização do material (descrição de suas características).
  • O item está CERTO. Comento de forma consolidada os argumentos.


    A NORMALIZAÇÃO se ocupa da maneira pela qual devem ser utilizados os materiais em suas diversas finalidades, bem como da padronização e identificação do material, de modo que tanto os usuários como o almoxarifado possam requisitar e atender os itens utilizando a mesma terminologia, por meio de subsistemas utilizados com o objetivo de obter um menor número de variedades existentes de determinado tipo de material, por meio de unificação e especificação dos mesmos, propondo medidas de redução de estoques.


    A normalização é aplicada também no caso de peso, medida e formato (DIAS, 2010). Perceba que a normalização aproxima os materiais em termos de finalidades e padronização.


    Para a Normalização todo material tem um propósito. Serão descritas todas as suas diversas aplicações nesta etapa.


    Normalização em termos de empresa destaca-se, entre outras, as seguintes vantagens:


    --- > maior segurança e menor possibilidade de diferenciação pelo uso de produtos normalizados, simplificação, intercambialidade, comunicação, economia geral e etc..


    Simplificação: consiste em reduzir a grande variedade de itens existentes quando eles têm a mesma finalidade. Por exemplo, se a empresa tem dois materiais que fazem exatamente a mesma coisa, seria bom escolher a penas um deles. Isso facilitará a normalização.


    VAMOS AO CASO HIPOTÉTICO DA QUESTÃO.


    Do ponto de vista da gestão de materiais, podemos pensar o seguinte; o paciente está internado e apresenta o sintoma X, para o qual o estabelecimento de saúde adota apenas um medicamento que combate tal sintoma. Ao não perceber a melhora no quadro clínico, certamente o médico, ao invés de receitar outro medicamento com a mesma finalidade, iria propor novos exames, a fim de identificar outro diagnóstico e um novo medicamento para outra finalidade.


    Pois bem, quando os medicamentos A e B possuem a mesma ação e mesmo resultado, sendo receitados para o mesmo caso clínico, seria interessante que a organização simplificasse seu estoque, elegendo apenas um dos materiais para atendimento da demanda dos pacientes. Esta etapa é a chamada Simplificação.


    ATENÇÃO: o enunciado descreveu o processo de simplificação. Mas, ao realizar este procedimento, o hospital terá facilitado (foi à palavra usada pela banca) a normalização do material (descrição de suas características).


     Gabarito: CERTO. DIAS, M. Aurélio. P.. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

  • Deve-se lembrar que, no gerenciamento de materiais, menos é mais. Por isso, neste caso, é desnecessário o uso de dois ou mais produtos com a mesma finalidade.

    AVANTE! Deus está conosco.

  • 3 - Normalização A normalização se ocupa da maneira pela qual devem ser utilizados os materiais em suas diversas finalidades e da padronização e identificação do material, de modo que tanto o usuário como o almoxarifado possam requisitar e atender os itens utilizando a mesma terminologia. A normalização é aplicada também no caso de peso, medida e formato.

  • Certo 

    A simplificação é uma etapa que antecede – e que facilita – a normalização e a padronização;

     

    Etapas ou objetivos da classificação de materiais

     

    Catalogação --->Simplificação--->Especificação --->Normalização--->Padronização -->Codificação

     

    Simplificação:redução da diversidade de itens de material que se destinam a um mesmo fim. Caso existam dois itens de material que são empregados para a mesma finalidade, com o mesmo resultado – indiferentemente, opta-se pela inclusão no catálogo de materiais de apenas um deles.

  • certo

    Normalização : Essa palavra deriva de normas, que são as prescrições sobre o uso do material; portanto significa a maneira pela qual o material deve ser utilizado em suas diversas aplicações.

    fonte: apostila IMP

  • etapas de classificação:

    catalogação > simplificação > especificação > normatização > padronização > codificação

    normatização é a regulamentação de uso do material.